metropoles.com

GDF estuda criação de corredor cultural na W3 Sul, com exposições e feiras

Projeto prevê faixa de atividades aos domingos e feriados, entre 504 e 508 Sul, com feiras gastronômicas, artesanais e de produtos agrícolas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Renato Alves/Agência Brasília
rua
1 de 1 rua - Foto: Renato Alves/Agência Brasília

O Governo do Distrito Federal (GDF) estuda criar um corredor cultural e econômico na W3 Sul, para estimular o comércio e revitalizar a avenida, uma das mais antigas da capital. A iniciativa prevê uma faixa de atividades aos domingos e feriados entre as superquadras 504 e 508 Sul. Nesses dias, a W3 Sul é fechada ao trânsito de veículos, entre as quadras 3 e 15, sendo liberada exclusivamente à circulação de pedestres e ciclistas, das 6h às 17h.

O projeto é da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do DF (Fecomércio-DF) e da Câmara de Dirigentes Lojistas do DF (CDL-DF). A proposta das entidades foi encaminhada ao governador Ibaneis Rocha (MDB) e está sob análise das secretarias de Economia, de Cultura e Economia Criativa, e de Turismo.

O corredor cultural terá exposições e feiras gastronômicas, artesanais e de produtos agrícolas, além de apresentações musicais, teatro e rodas de leitura. A modernização do espaço do Sesc na 504 é outra proposta dos comerciantes.

“A W3 Sul tem várias vocações e a cultura é uma delas. O governo não tem medido esforços para reativar a importância histórica da via entre obras, espaço de esporte e lazer e, agora, a cultura”, ressalta o secretário de Governo do DF, José Humberto.

4 imagens
Excepcionalmente, cruzamento da 504/704 será aberto horas antes do exame
Paradas de ônibus na W3 serão revitalizadas
1 de 4

GDF planeja criação de corredor cultural na W3 Sul, com exposições e feiras

Tony Oliveira / Agência Brasília
2 de 4

Excepcionalmente, cruzamento da 504/704 será aberto horas antes do exame

Renato Alves/Agência Brasília
3 de 4

Paradas de ônibus na W3 serão revitalizadas

Renato Alves/Agência Brasília
4 de 4

Renato Alves/Agência Brasília

 

Emprego e renda

Para o presidente da Fecomércio-DF, Francisco Maia, o corredor cultural como parte do Viva W3 é uma forma de incentivar a economia local, atraindo empresários e gerando emprego e renda. “A medida que o projeto for dando certo, vamos ampliando as atividades”, adianta.

À frente também da proposta, o presidente da CDL-DF, José Carlos Magalhães, aposta em outra meta do projeto: a de reaproximar os moradores na via mais antiga da cidade. “Foram anos sem investimento na W3 Sul, então é natural que as pessoas esqueçam desse lugar. Porém, queremos que ela volte a ser um ponto de encontro”, comenta. (Com informações da Agência Brasília)

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?