metropoles.com

GDF estuda ampliar transporte público com micro-ônibus

Em reunião com deputados distritais, Valter Casimiro afirmou que a ideia é que veículos façam linhas de curta distância

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Julia Bandeira/Especial para o Metrópoles
Homem de terno sentado em estúdio
1 de 1 Homem de terno sentado em estúdio - Foto: Julia Bandeira/Especial para o Metrópoles

O secretário de Transporte do Distrito Federal, Valter Casimiro (foto em destaque), afirmou que o GDF estuda uma nova licitação do sistema público. E a inclusão de micro-ônibus no sistema está em análise, segundo conversas com deputados distritais. A ideia, ainda embrionária, seria fazer com que esses veículos menores façam linhas de curta distância nas cidades.

Casimiro se reuniu, nesta terça-feira (21/01/2020), com o vice-presidente da Câmara Legislativa (CLDF), Rodrigo Delmasso (Republicanos), os distritais Valdelino Barcelos (PP) — presidente da Comissão de Transporte —, Leandro Grass (Rede), Chico Vigilante (PT), Arlete Sampaio (PT) e Julia Lucy (Novo). A deputada federal Erika Kokay (PT) também participou do encontro.

Entre outros assuntos, os parlamentares questionaram o governo sobre os motivos que levaram ao reajuste das tarifas de ônibus e metrô na capital.

Dados

Os distritais também pediram todos os dados do atual sistema público. Casimiro afirmou que eles serão entregues à Casa até quarta-feira (22/01/2020), de acordo com o solicitado.

As informações levadas pelo secretário ao grupo eram as mesmos enviadas ao Tribunal de Contas do DF (TCDF) e se referem a 2019. Informou que a minuta da nova licitação do sistema está com o órgão de controle. Somente depois da análise da Corte é que o governo se pronunciará.

De acordo com o titular da Semob, a equipe de governo estuda os números, especialmente da tarifa técnica e se as empresas de transporte público estão recebendo o que é devido.

“Até o momento, o que avaliamos é que o cálculo demonstra que os valores pagos vão para baixo. A previsão, até o momento, é de que se pague R$ 50 milhões para as empresas”, afirmou Casimiro.

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?