metropoles.com

GDF envia novo texto à CLDF e tem pressa para aprovar fim das pecúnias

O projeto havia sido retirado da Câmara Legislativa após a constatações de erros. Agora, o Executivo quer tramitação urgente do PLC

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Filipe Cardoso/Metrópoles
1 de 1 - Foto: Filipe Cardoso/Metrópoles

O Governo do Distrito Federal (GDF) encaminhou, nesta segunda-feira (17/06/2019), à Câmara Legislativa (CLDF) o novo texto para a extinção de licença-prêmio e pagamento de pecúnias aos servidores públicos. Agora, o Executivo pressiona os deputados distritais para votarem o projeto de lei complementar (PLC) o mais rápido possível.

Segundo o secretário de Assuntos Parlamentares, o distrital Bispo Renato, a intenção do governo é votá-lo o quanto antes. “Se eles decidirem colocar em pauta, vota na mesma hora. O governador já está com o decreto para o pagamento das pecúnias pronto, mas só vai assiná-lo depois da lei aprovada. Do contrário, mesmo que ele pague, o tempo e a dívida continuarão rolando”, explica.

No entanto, o presidente da Casa, Rafael Prudente (MDB), disse que o projeto não será votado nesta semana. De acordo com ele, os deputados precisam conhecer melhor o teor da matéria.

Veja o novo texto:

PLC da Licença-Prêmio by Metropoles on Scribd

A proposta do Executivo mantém os direitos adquiridos pelos trabalhadores. Conforme o artigo 2º do projeto, “os períodos de licença-prêmio adquiridos podem ser gozados a qualquer tempo ou serão convertidos em pecúnia no momento da aposentadoria do servidor”. Pelas contas do GDF, os cofres públicos devem R$ 660 milhões em pecúnias. Dentro de pouco tempo, mais 11.200 pessoas terão o direito adquirido.

Erros

A versão protocolada anteriormente apresentava erros e, segundo fontes do governo, não tinha passado por revisão. Caso fosse aprovado em plenário, o texto poderia afetar direitos adquiridos dos servidores do DF, gerando desgaste para a gestão do governador, Ibaneis Rocha (MDB).

A falha na última quinta-feira (13/06/2019), pelo próprio secretário: “O projeto estava em análise, era um protótipo e tinha erros. Para começar, foi protocolado como projeto de lei [PL], e não é. O que o governo quer é um projeto de lei complementar [PLC]. Não vamos criar uma lei nova, queremos modificar a legislação existente”, explicou.

De acordo com Bispo Renato, a intenção do GDF é extinguir a licença-prêmio para substituí-la pela licença-capacitação sem remuneração, seguindo os mesmos passos do governo federal. Entre as unidades da Federação, as pecúnias só continuam em vigor no Distrito Federal e no Acre. Ao longo da próxima semana, o secretário pretende protocolar a versão final do projeto, desta vez sem erros, ao menos do ponto de vista do Palácio do Buriti.

Pauta

A duas semanas para as férias do meio de ano, os deputados distritais intensificarão as votações em plenário. A partir desta terça-feira (18/06/2019), darão vazão ao trabalho de limpeza da pauta, com o intuito de deixar apenas a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o último dia: 27 de junho. Eles só podem gozar o período de descanso após a aprovação desse texto.

A intenção dos líderes de bloco e partidos é realizar sessões deliberativas nas terças e quartas-feiras, além de uma extraordinária na próxima segunda-feira (24/06/2019).

Para esta terça, ficaram acordados quatro projetos do Executivo: o PL 460/2019, que ajusta a multa para empresas que descumprirem cláusulas para o recebimento de benefícios fiscais do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS); a extinção da Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans); a regulamentação do serviço voluntário na Defesa Civil; e a análise de crédito suplementar.

Também irão para a pauta alguns projetos de deputados.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?