metropoles.com

GDF e União concedem terreno para igreja no Noroeste

Há 10 anos comunidade celebra missas aos domingos nos pilotis da região e pede pelo terreno para construção do novo templo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Renato Alves / Agência Brasília
Ibaneis - Metrópoles
1 de 1 Ibaneis - Metrópoles - Foto: Renato Alves / Agência Brasília

Uma parceria entre o Governo do Distrito Federal (GDF) e a União concedeu, na manhã desta quinta-feira (10/10), um terreno para a construção de uma nova igreja, dedicada a Santo Antônio, no Noroeste.

Localizado no Comércio Regional (CRNW) 706, o terreno concedido é composto por dois lotes, com aproximadamente 3,8 mil metros quadrados no total, e valor próximo de R$ 16,4 milhões.

A terra pertence à União, mas é administrada pela Agência de Desenvolvimento do DF (Terracap). A estatal transferiu a unidade para o Ministério da Defesa, e a pasta concedeu para a Igreja Católica.

A demanda por uma igreja na região é antiga. Segundo moradores, por falta de um local fechado, há dez anos eles celebram missas nos pilotis dos blocos da região.

Segundo o governador Ibaneis Rocha (MDB), o GDF tem o compromisso de trabalhar ao lado de todas as religiões. “Governos anteriores passavam o trator sobre igrejas. Desde o início do governo, já regularizamos mais de 600 templos de diversas religiões. E até final todas estarão regularizadas”, prometeu.

“A igreja é o braço longo que atende a sociedade, que acalma a sociedade”, afirmou.

A concessão do terreno também contou com o apoio da Secretaria de Patrimônio da União (SPU), conduzida pelo superintendente Roberto Policarpo.

Segundo o ministro da Defesa, o concessão do terreno é um pedido antigo da comunidade. E, apesar de contar com o apoio de todas as partes, foi preciso superar a burocracia.

Para o governador, o ministro da Defesa, José Mucio, tem sido um grande parceiro do DF. “Nós tivemos recentemente a crise da dengue. E a pedido nosso ele montou o hospital de campanha na Ceilândia. Depois pedi a prorrogação. De plantão, o José Mucio atendeu imediatamente e salvou milhares de vidas”, agradeceu.

“Batismo do Noroeste”

Segundo Dom Marcony Vinícius Ferreira, Arcebispo do Ordinariado Militar do Brasil, o terreno será usado para a construção da Paróquia Santo Antônio, o padroeiro do Noroeste.

“Hoje é um momento grandioso. Para a gente celebrar, agradecer a Deus e aos homens públicos pela sensibilidade de atender a necessidade espiritual do Noroeste. Hoje é o batismo do Noroeste”, afirmou.

Membro da comunidade católica e morador do Noroeste, Carlos Bornhausen contou que as celebrações no pilotis costumam reunir 160 fiéis, em média, aos domingos. “Estamos pedindo pela igreja há anos. E, graças a Deus, desta vez conseguimos”, disse, sorrindo.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?