metropoles.com

GDF e Fecomércio discutem estratégias para reabertura de lojas

Com a previsão de que as lojas voltem a abrir em 3 de maio, protocolos como uso de máscaras e álcool em gel serão obrigatórios

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Lojas fechadas no DF
1 de 1 Lojas fechadas no DF - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Após a confirmação do governador Ibaneis Rocha (MDB) de que as lojas no Distrito Federal irão reabrir as portas em 3 de maio, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF) e o GDF elaboram instruções para que o protocolo do Ministério da Saúde seja seguido.

A fim de conter uma disseminação ainda maior do novo coronavírus na capital, as orientações a serem seguidas pelos lojistas ficarão prontas na próxima segunda-feira (20/04).

Contudo já se sabe que entre as medidas a serem adotadas por todos os estabelecimentos que abrirem as portas estão o uso de máscara pelos funcionários e álcool em gel, além da obrigatoriedade do distanciamento entre os consumidores.

O presidente da Fecomércio-DF, Francisco Maia, avalia como positiva a decisão de abrir as lojas com restrições e a cautela necessária. A elaboração do documento também será feita em conjunto com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e o Sebrae-DF.

“No setor de beleza, por exemplo, o sindicato do segmento já sugeriu que os atendimentos fossem realizados apenas com agendamento, para evitar aglomerações nos espaços. Acredito que seja melhor ter esse retorno mais cauteloso e orientado do que o comércio continuar fechado, gerando prejuízos e aumentando o número de desempregados na cidade, que já é alto”, destacou Maia.

Videochamada

Francisco Maia se reuniu com o governador Ibaneis Rocha (MDB) e secretários de governo, por aplicativo de videochamada on-line, nesta quinta-feira (16/04), para tratar da reabertura das lojas. Durante a conversa, o GDF reafirmou que, se o número de infectados pela Covid-19 não se alastrar muito nos próximos dias e as condições sanitárias não piorarem, o comércio será reaberto no dia 3 de maio.

Durante a conversa, o governador destacou que haverá fiscalização rígida, para que os empresários tenham consciência sobre as normas de saúde a serem seguidas.

“Se não seguirem as regras, o comércio será fechado. Por isso, estamos trabalhando no sentido de orientar os empreendedores. Vamos ainda lançar uma campanha publicitária para informar e dar maior segurança para o trabalho do comércio”, disse Maia.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?