metropoles.com

GDF diz ter vacinado 100% dos professores da rede pública

Aulas presenciais voltam dia 2 de agosto. Sindicato afirma que trabalhadores vacinados não são garantia de retorno com segurança

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Arthur Menescal/Especial Metrópoles
Vacinação Parque da Cidade
1 de 1 Vacinação Parque da Cidade - Foto: Arthur Menescal/Especial Metrópoles

A vacinação dos profissionais da rede pública de ensino terminou neste domingo (11/7). No total, desde 21 de maio, foram vacinados 56 mil profissionais, inclusive auxiliares, merendeiras, vigilantes, técnicos e grupos gestores do Distrito Federal.

Segundo a Secretaria de Educação, o plano é permitir a retomada das aulas presencias em 2 de agosto. Nas últimas semanas, o DF intensificou a campanha com a aplicação da vacina da Janssen, de dose única.

Incluindo ensino superior e básico, das redes pública e privada, o Distrito Federal tem 80 mil profissionais. As datas de vacinação para os demais profissionais da rede privada, do ensino superior e dos cursos livres serão divulgadas nos próximos dias.

2 imagens
Professores tomaram dose da Janssen no último fim de semana
1 de 2

Prazo entre a imunização e a coleta de sangue varia de acordo com a marca da vacina

Arthur Menescal/Especial Metrópoles
2 de 2

Professores tomaram dose da Janssen no último fim de semana

Arthur Menescal/Especial Metrópoles

De acordo com a diretora do Sindicato do Professores (Sinpro-DF), Rosilene Corrêa, não basta os professores estarem vacinados para retomada das aulas, é preciso que a Secretaria crie uma campanha educativa para alunos e professores. “Podemos dizer que a Secretaria oportunizou a vacina para 100% dos trabalhadores, mas afirmar que todos estão vacinados é um certo otimismo. Temos conhecimento que nem todos tomaram a vacina por diversos motivos”, afirmou.

“Além disso, o fato de ter vários trabalhadores vacinados não é garantia de retorno com segurança. Entendemos que a vacina é indispensável para o primeiro passo, mas agora a Secretaria precisa tomar outras providências junto com as escolas”, disse a diretora.

O sindicato fará uma assembleia dia 30 de julho para avaliar as condições gerais de possível retorno em agosto.

Nesse domingo, a Secretaria de Saúde do DF disse que o governo vai antecipar a aplicação da segunda dose de vacina para pessoas com a D2 marcada para agosto. No caso, serão imunizados pessoas que tenham recebido a AstraZeneca e a Pfizer.

Um dos casos que podem ser contemplados é o dos 6 mil professores que tomaram a primeira dose da AstraZeneca em maio. Assim, os docentes e profissionais da área já retornariam com o ciclo concluído.

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?