GDF diz que nenhum dado ou sistema foram danificados em ataque hacker
Segundo informado pela assessoria do poder Executivo local, a única mudança foi a imagem da página principal
atualizado
Compartilhar notícia
O ataque hacker ocorrido na manhã desta terça-feira (1º/3) contra sites do GDF não comprometeu sistemas do governo. Segundo informado pela assessoria do poder Executivo local, a única mudança foi a imagem da página principal.
De acordo com nota enviada ao Metrópoles, os demais sites foram retirados do ar apenas por precaução e garante que a segurança das informações confidenciais está garantida. “Não houve invasão aos sistemas dos governo nem comprometimento dos sistemas ou das informações. Nenhum dado do GDF nem de nenhum cidadão foi perdido ou corrompido”.
A expectativa é de que, ao longo do dia, todos os sites do GDF voltarão a funcionar. Até a publicação desta matéria, no entanto, os portais seguiam fora do ar.
O ataque
O sites oficiais da Secretaria de Saúde do Distrito Federal e do Buriti foram alvos de ataque de hacker na manhã desta terça-feira (1º/3). Até o início da tarde, ao abrir as páginas, o internauta encontrava a imagem de um palhaço de terno com uma arma na mão, além de uma mensagem agressiva deixada pelo invasor do sistema do Governo do Distrito Federal (GDF).
Debochando da segurança do servidor do governo, o invasor aproveita para chamar atenção do grupo de tecnologia da capital federal e finaliza chamando os político de “vermes parasitas”.
“Quem diria que um plugin desatualizado me daria acesso ao servidor do Governo do Distrito Federal… Não adianta de nada esse Firewall aí com esse plugin desatualizado porra…Alguém chama a equipe de TI do TSE para cuidar desse servidor aqui HAHAHAH Com certeza ficará ‘inhackeavel’. Achei que era em Brasília que o pessoal levava segurança a sério. Acho que me enganei. Pau no cu de todos os engravatados de Brasília, vão se fuder seus vermes parasitas”.
Veja imagem que apareceu nos sites:
Até a publicação desta reportagem, o site do Buriti e da Saúde continuavam indisponíveis para os visitantes. Outras páginas do GDF também foram retirados do ar, por motivos de segurança, como o portal da Secretaria de Segurança Pública. Outros sites apresentavam instabilidade, como o do Detran e o da Secretaria de Educação.
Quer ficar ligado em tudo o que rola no quadradinho? Siga o perfil do Metrópoles DF no Instagram.