GDF divulga quem poderá fornecer alimentos da agricultura familiar
Resultado foi publicado no DODF, após conselho denunciar que itens de agricultura familiar não estavam presentes em merendas escolares
atualizado
Compartilhar notícia
O Governo do Distrito Federal (GDF) publicou, em edição extra do Diário Oficial do DF (DODF) desta segunda-feira (18/9), o resultado da chamada pública para aquisição de alimentos de agricultura familiar. O resultado saiu após reportagem do Metrópoles mostrar a falta desses itens nas merendas escolares.
A lista com os selecionados pode ser conferida no DODF ou no site da Secretaria de Educação (SEE-DF).
Segundo o Conselho de Alimentação Escolar do DF (CAE-DF), a rede pública não havia recebido os alimentos da agricultura familiar, pois o contrato com as cooperativas venceu.
A última entrega teria sido em 21 de agosto. O novo edital saiu após o fim do contrato. As cooperativas apresentaram propostas, e a seleção ainda está em andamento. Enquanto isso, as cooperativas suspenderam o envio de itens.
A SEE, porém, negou que os contratos vencidos teriam prejudicado o oferecimento dos itens às unidades de ensino.
Agricultura familiar
A medida que insere itens produzidos por agricultores familiares do DF nas merendas escolares visa beneficiar a alimentação dos estudantes e os negócios dos agricultores.
O fornecimentos dos alimentos segue as regras do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Pelas normas do fundo, o GDF é obrigado a destinar 30% dos recursos repassados da União para a compra de alimentos da agricultura familiar.