metropoles.com

GDF divulga projeto de uso residencial no SCS: apartamentos de 60 metros²

Minuta de Projeto de Lei Complementar está disponível para consulta no site da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do DF

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
SCS
1 de 1 SCS - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) divulgou minuta de Projeto de Lei Complementar (PLC) para uso residencial no Setor Comercial Sul (SCS). Inicialmente, a pasta sugere a oferta de residências de até 60 metros quadrados na região.

No anúncio do projeto, em 4 de setembro, o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Mateus Oliveira, afirmou que o uso residencial é uma das estratégias do Executivo distrital para revitalizar o SCS. A metragem das unidades será debatida e poderá ser alterada.

O projeto prevê a conversão das unidades comerciais em residências. Com limitação de 60m², as moradias poderão contar com quarto, sala, cozinha e banheiro. O foco do projeto é oferecer moradia para jovens.

De acordo com a proposta, apenas 30% do SCS poderá ser convertido para uso residencial. O setor tem 507.426,76m². Ou seja, a área de habitação seria de 152.228,03m².

4 imagens
Hoje, o SCS abriga muitos moradores de rua
Trabalhadores e pedestres convivem com medo de criminosos no SCS
Estacionamento irregular no Setor Comercial Sul
1 de 4

Estudo do governo pretende comercializar 30% do SCS para moradia e resgatar o local

Fotos; Leonardo Arruda/Especial para o Metrópoles
2 de 4

Hoje, o SCS abriga muitos moradores de rua

JP Rodrigues/Especial para o Metrópoles
3 de 4

Trabalhadores e pedestres convivem com medo de criminosos no SCS

JP Rodrigues/Especial para o Metrópoles
4 de 4

Estacionamento irregular no Setor Comercial Sul

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Debates

A minuta, junto com uma apresentação do projeto, está à disposição da população no link. O PLC passará por audiência pública em outubro.

Em novembro, o projeto será submetido a avaliações finais do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e do Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do DF (Conplan). Na sequência, segue para a Câmara Legislativa do DF (CLDF).

Sete prédios

Mapeamento da Seduh indicou a existência de ao menos sete edifícios sem uso no setor. Um estudo de 2018 apontou a ociosidade de 24% da região.

A proposta de uso residencial de parte da área proíbe a construção de novas vagas de garagem. Interessados em fazer a conversão deverão pagar Outorga Onerosa de Alteração de Uso (ONALT). Neste caso, o pagamento não será em dinheiro. Os proponentes deverão entregar unidades residenciais no próprio SCS para a política habitacional do DF.

As unidades destinadas para a política habitacional serão gerenciadas e distribuídas pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional do DF (Codhab). No caso de eventuais valores residuais, eles serão pagos na forma de pecúnia para o órgão.

Ainda para revitalizar a região, o governo também vai apostar no fomento de atividades culturais e comerciais de rua. A proposta é definir limites sonoros diferenciados no SCS.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?