GDF diminui reajuste do IPVA 2022, mas aumento ainda será de 10,42%
CLDF aprovou pauta de valores venais dos veículos registrados e licenciados no DF para lançamento do IPVA 2022. Aumento será igual para IPTU
atualizado
Compartilhar notícia
Assim como o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2022 terá um reajuste de 10,42% no Distrito Federal. Nesta terça-feira (14/12), a Câmara Legislativa (CLDF) aprovou, em segundo turno, a pauta de valores venais – valor estimado de um determinado bem – dos veículos automotores registrados e licenciados no DF para efeito de lançamento do IPVA do próximo ano.
O aumento é menor do que os 22% inicialmente previstos pelo GDF. A redução foi negociada pelos deputados distritais, que conseguiram que o governo concordasse em alterar o percentual.
O projeto de lei nº nº 2.328/2021, do Executivo, recebeu 19 votos pela aprovação e um contrário, do deputado Reginaldo Veras (PDT).
O texto original do projeto previa que a base de cálculo do IPVA fosse a tabela de preços da Fipe, que registrou neste ano uma valorização estimada de 22%. Após longo debate no plenário, deputados conversaram com o governo, que concordou em fixar o reajuste do imposto com base na variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), registrado em 10,42%. Este foi o mesmo percentual de reajuste utilizado no cálculo do IPTU de 2022.
Agora, a matéria vai à sanção do governador Ibaneis Rocha (MDB).