GDF define postos de vacinação de servidores da segurança com “xepa”
Continua vigente a regra de prioridade para os servidores que estão na linha de frente, por conta da maior exposição ao risco de contágio
atualizado
Compartilhar notícia
Profissionais da segurança pública do Distrito Federal poderão ir, a partir desta quinta-feira (8/4), a postos específicos, de acordo com a sua corporação, para vacinação contra o novo coronavírus com doses remanescentes, conhecidas como xepa. As regras foram definidas, de forma conjunta, entre as secretarias de Segurança Pública do DF (SSP) e de Saúde (SES), a Casa Civil e os representantes das corporações atendidas.
Continua vigente a regra de prioridade para os servidores que estão na linha de frente, por conta da maior exposição ao risco de contágio e transmissão do vírus. Incluem-se nesse rol os profissionais envolvidos em resgates, atendimento pré-hospitalar e vigilância das medidas de distanciamento social.
“Também continua a valer a proporcionalidade em relação ao efetivo de cada umas das instituições que receberão o imunizante. As instituições deverão elaborar escalas de servidores para dar apoio ao posto de vacinação e, havendo disponibilidade de doses residuais, eles serão vacinados. Desta forma, é possível que cada força se organize. A idade também é outro quesito que será levado em consideração”, explicou o secretário de Segurança, delegado Júlio Danilo.
Os servidores serão orientados a se apresentar ao coordenador do posto de vacinação antes do encerramento das atividades, com antecedência mínima de 30 minutos. Eles darão o apoio necessário e auxílio na organização e segurança do fechamento das unidades de vacinação.
“Importante deixar claro que o comparecimento ao posto de vacinação não garante o recebimento do imunizante. Os profissionais devem sempre aguardar a orientação da equipe da Secretaria de Saúde local”, completa Danilo.
O secretário de Saúde, Osnei Okumoto, considera importante o trabalho feito em conjunto entre secretarias e representantes das corporações. “Somente assim conseguimos chegar a uma decisão técnica que atende, de forma harmônica, ao interesse de todos. E isso vem referendar a solicitação feita pelo governador Ibaneis Rocha, para que tudo fosse feito com agilidade e eficiência”, ressaltou.
A quantidade de doses foi definida a partir do efetivo de cada corporação. Poderão receber o imunizante servidores das polícias Militar (PMDF) e Civil (PCDF), do Corpo de Bombeiros (CBMDF), do Departamento de Trânsito (Detran-DF), e da Secretaria de Administração Penitenciária (Seape). Também fazem parte do grupo os servidores da SSP e da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus).
As doses serão aplicadas nas seguintes unidades:
PMDF
Quadra coberta, no Paranoá; UBS 1 da Asa Sul; UBS 1 da Candangolândia; UBS 4 do Guará; UBS 2 da Estrutural; UBS 1 do Riacho Fundo II; UBS 2 do Riacho Fundo II; UBS 1 de Brazlândia; UBS 7 de Ceilândia; UBS 17 de Ceilândia; UBS 1 do Gama; Assembleia de Deus de Santa Maria; UBS 1 de Sobradinho I; UBS 2 de Sobradinho II; UBS 2 de Samambaia; Administração Regional de Samambaia; e UBS 1 de Taguatinga.
CBMDF
Policlínica, no Lago Sul; UBS 1 do Guará; UBS 1 do Riacho Fundo I; UBS 16 de Ceilândia; UBS 3 do Gama; UBS 2 de Santa Maria; Casa Vivência, em Planaltina; UBS 3 do Recanto das Emas; UBS 7 de Samambaia; UBS 5 de Taguatinga.
PCDF
UBS 1 do Lago Norte; UBS 3 do Guará; UBS 1 do Núcleo Bandeirante; UBS 5 de Ceilândia; UBS 5 do Gama; UBS 2 do Itapoã; UBS 5 de Planaltina; e Estacionamento Bezerrão, no Gama.
Seape
Centro de Práticas, no Jardim Botânico, e Ginásio São Bartolomeu, em São Sebastião.
Sejus
UBS 2 da Asa Norte.
Detran
Regional de Santa Maria e UBS 3 de Ceilândia.
SSP
UBS 2 do Cruzeiro e UBS 2 do Guará.