metropoles.com

GDF defende ação em bares e puxadinhos na 408 Norte, mas admite reavaliar procedimentos

Em nota, governo diz que agiu atendendo reclamação de moradores da vizinhança e que vai criar grupo de trabalho para estabelecer normas que permitam uma “convivência harmoniosa”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Arquivo pessoal
raízes
1 de 1 raízes - Foto: Arquivo pessoal

Diante da repercussão da operação da noite desta quinta-feira (17/12) na 408 Norte, em que diversos órgãos atuaram para coibir o uso de área pública na entrequadra e exigir o cumprimento da Lei do Silêncio, o Governo do DF emitiu uma nota na tarde desta sexta (18) defendendo a operação. Porém, admitiu que uma reunião será realizada para discutir os procedimentos adotados e reavaliá-los.

Pessoas que estavam no local reclamaram que policiais armados causaram constrangimento e teriam retirado os clientes instalados em mesas posicionadas nas áreas públicas. O governo nega. De acordo com o texto, a ação ocorreu após o registro de queixas de moradores vizinhos. Das 2.036 denúncias recebidas pelo Instituto Brasília Ambiental (Ibram) em 2015, 65% trataram de poluição sonora (emissão de ruídos acima de 55 decibéis).

O Palácio do Buriti destacou ainda que um grupo de trabalho será criado para estudar medidas que permitam uma convivência mais harmoniosa entre moradores e bares, permitindo a realização das atividades culturais e respeitando a tranquilidade da vizinhança.

 

“Buscamos harmonizar a relação entre moradores das quadras, público e donos dos estabelecimentos noturnos”, afirmou o administrador regional do Plano Piloto, Marcos Pacco, presente na reunião convocada pelo chefe do Executivo na tarde desta sexta. “Queremos uma cidade ambientalmente saudável, com a cultura rica e com a geração de empregos mantida”, acrescentou Pacco.

Integrantes
A princípio, o grupo será composto por representantes das Casas Civil e Militar; das Secretarias do Meio Ambiente; da Segurança Pública e da Paz Social; de Cultura; de Gestão do Território e Habitação; das Secretarias-Adjuntas de Turismo e do Trabalho; da Subsecretaria da Ordem Pública e Social; da Agefis; do Ibram; do Detran; da Administração do Plano Piloto; do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal; e das Polícias Civil e Militar.

 

Confira a íntegra da nota:

Sobre a operação na CLN 408, na noite de quinta-feira (17), o governo de Brasília esclarece:

– A ação ocorreu após o registro das queixas de moradores na Ouvidoria do Instituto Brasília Ambiental (Ibram). Das 2.036 denúncias recebidas pelo órgão em 2015, 65% trataram de poluição sonora (emissão de ruídos acima de 55 decibéis). Além disso, ao longo do ano, o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios encaminhou seis ofícios para que o Ibram adote providências para assegurar o limite de emissão de ruídos previsto em lei naquela região.

– Dois estabelecimentos foram advertidos por terem alto-falantes na área externa. Outro bar, que já havia assinado termo de compromisso em 2013, foi multado em R$ 15 mil por poluição sonora. Os estabelecimentos tiveram de desligar o som executado em área pública por não terem a devida autorização, mas continuaram funcionando normalmente. Nenhum bar foi fechado.

– O Detran autuou 23 veículos por estacionamento irregular e apreendeu outros dois por falta de licenciamento. De acordo com a Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social, nenhum cliente foi abordado pelos agentes públicos.

– O governador convocou os órgãos envolvidos com o tema para uma reunião a fim de analisar a ação de ontem e de determinar a reavaliação dos procedimentos. São eles: Secretarias de Segurança, de Desenvolvimento Sustentável e Turismo e de Cultura; Administração Regional do Plano Piloto; Polícia Militar; Agefis; Ibram; Detran e Corpo de Bombeiros.

– Além disso, o governo vai criar um grupo de trabalho para, com a Câmara Legislativa, discutir o estabelecimento de normas que permitam uma convivência mais harmoniosa entre moradores e bares, permitindo a realização das atividades culturais e respeitando a tranquilidade da vizinhança.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?