metropoles.com

GDF decreta situação de emergência devido a fortes chuvas na capital

A governadora em exercício, Celina Leão, determinou a criação de um grupo de atendimento e assistência 24h aos atingidos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Pessoas, colchão e estragos - Metrópoles
1 de 1 Pessoas, colchão e estragos - Metrópoles - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O Governo do Distrito Federal (GDF) decretou situação de emergência em razão das fortes chuvas que têm provocado estragos na capital da República. A medida foi assinada pela vice-governadora, que está no exercício do cargo de governadora, Celina Leão (Progressistas), e publicada no Diário Oficial do DF (DODF) deste sábado (13/1).

Na medida, Celina Leão determinou a constituição de equipes multidisciplinares para a articulação, coordenação e atendimento de situações emergenciais em razão das chuvas ou acidentes naturais.

As equipes de diversos órgãos serão coordenadas pela Secretaria de Governo do DF. A responsável por prestar atendimento e assistência às pessoas em situação de vulnerabilidade social será a Secretaria de Desenvolvimento Social.

Todos os órgãos e entidades deverão ter equipes de prontidão 24 horas e disponibilizar veículos, equipamentos, maquinários diversos e insumos, sempre que necessário.

O decreto que estabeleceu estado de alerta no DF, em 3 de janeiro, foi revogado para dar lugar ao de estado de emergência.

“Perdemos tudo”

No dia 7 de janeiro, as fortes chuvas provocaram estragos e desespero em moradores do Assentamento 26 de Setembro. Celiane Ferreira, 36 anos, teve a casa completamente inundada e lamentou o estrago e os prejuízos deixados pela chuva: “Perdemos tudo”.

Ela morava no imóvel que acabou tomado pela água do temporal que atingiu a região. Agora, Celiane afirma que o local está “só com as paredes”.

Veja vídeo do momento que a água invade a casa:

Na quinta-feira (11/1), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de perigo para chuvas intensas e ventos fortes, que podem chegar a 100 km/h, nos estados do Maranhão, de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e no Distrito Federal.

O alerta laranja emitido pelo órgão indica o potencial de corte de energia elétrica, queda de árvores, alagamentos e descargas elétricas nos cinco estados e no DF.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?