GDF decreta ponto facultativo na véspera do 7 de Setembro
Por questões de segurança, a medida atinge a administração pública direta e indireta do Distrito Federal
atualizado
Compartilhar notícia
O Governo do Distrito Federal (GDF) determinou ponto facultativo na próxima terça-feira (6/9), véspera do desfile de 7 de Setembro. O Decreto nº 43.735/2022, assinado pelo governador Ibaneis Rocha (MDB), está publicado no Diário Oficial do DF desta sexta-feira (2/9).
A medida atinge a administração pública direta e indireta do Distrito Federal. A norma não se aplica às áreas de saúde, vigilância sanitária, fiscalização tributária, comunicação, assistência social e fiscalização de proteção urbanística, do consumidor e de limpeza urbana.
Veja a publicação:
Além do GDF, o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Congresso Nacional decidiram adotar ponto facultativo para os servidores em 6 de setembro, véspera do desfile cívico-militar do 7 de Setembro em Brasília.
Também haverá suspensão do expediente para as unidades administrativas dos órgãos e das entidades da administração pública federal localizadas na Esplanada nos Ministérios. De acordo com o texto, não haverá expediente em razão de medidas de segurança para a área.
Após uma série de reuniões e planejamentos, a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) decidiu que caminhões não poderão entrar na Esplanada dos Ministérios ou se aproximar STF em 7 de setembro. A pasta coordena as ações de segurança para a data comemorativa.
A intenção é evitar que manifestações como as de 2021 ocorram. Na ocasião, grupos bolsonaristas furaram o bloqueio da polícia e se aproximaram da Suprema Corte. Os caminhoneiros ficaram no local por cerca de uma semana, o que provocou tensão na Praça dos Três Poderes.