metropoles.com

GDF dará transporte gratuito para quem estacionar no Parque

Convênio entre Secretaria de Economia e TCB começará no mês que vem e visa reduzir impacto de trânsito na região da sede do Executivo local

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Anexo do Palácio do Buriti
1 de 1 Anexo do Palácio do Buriti - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

A partir do próximo mês, os servidores públicos e os visitantes que forem para o anexo ou o Palácio do Buriti terão mais uma opção de local para deixar o veículo. Por determinação da Secretaria de Economia, responsável pela administração dos dois prédios, um bolsão de estacionamento está sendo preparado no Parque da Cidade Sarah Kubitschek. O local servirá para que os visitantes deixem os carros e peguem um traslado gratuito até a sede do Executivo local.

O serviço disponibilizará micro-ônibus executivos, com ar- condicionado, que farão o trajeto de ida e volta entre os dois pontos, no mesmo formato já realizado nessa região, justamente pela dificuldade de vagas. A seccional regional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-DF), por exemplo, oferece serviço semelhante aos defensores que têm como destino o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) ou o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).

De acordo com o secretário André Clemente, a medida tem o objetivo de reduzir a quantidade de veículos na região e evitar as recorrentes penalidades registradas pela Polícia Militar (PMDF) e pelo Departamento de Trânsito (Detran-DF) por flagrantes de estacionamento proibido. O projeto, batizado de TCB Parque, também mira na redução do fluxo de automóveis das vias que dão acesso ao Palácio do Buriti.

“Para implementação do projeto, estamos esperando apenas a construção de guaritas para acomodar os vigilantes, a fim de garantir a segurança para os trabalhadores e visitantes do palácio”, afirmou ao Metrópoles.

Segundo o secretário, o projeto terá um custo “extremamente baixo” para os cofres públicos, já que o único gasto não previsto é com a construção do abrigo dos guardas, que serão aproveitados dos contratos já existente entre o Governo do Distrito Federal (GDF) e empresas terceirizadas.

“Servidores públicos são a mola propulsora de qualquer governo e são a ponte entre o Estado e os cidadãos. Precisam ser respeitados e ter condições de trabalho. Isso é um compromisso do atual governo, que está sendo cumprido passo a passo”, completou Clemente.

Convênio

O projeto é um convênio assinado entre a Secretaria de Economia e a TCB, que disponibilizará a frota para mobilidade de quem aderir à proposta.

“Estamos realizando o estudo técnico, mas o nosso pessoal já está autorizado a trabalhar para isso. Estamos junto com o palácio decidindo qual estacionamento usar. Vamos disponibilizar dois micro-ônibus e a programação de trajetos será intensificada nos horários de pico, quando há mais movimentação no palácio e no anexo”, explicou Chancerley Santana, presidente da empresa pública.

Reprodução / Google Imagens
Trajeto será gratuito de ida e volta para servidores e visitantes do anexo e do Palácio do Buriti

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?