metropoles.com

GDF cria programa de residência médica que dará bolsa de R$ 7,5 mil

Secretaria de Saúde publicou, nesta terça-feira, portaria que cria o Programa de Incentivo às Residência de Medicina de Família e Comunidade

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Arthur Menescal/Especial Metrópoles
Visita ao Hospital de Campanha do Autódromo
1 de 1 Visita ao Hospital de Campanha do Autódromo - Foto: Arthur Menescal/Especial Metrópoles

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) publicou, nesta terça-feira (21/9), portaria que cria o Programa de Incentivo às Residências de Medicina de Família e Comunidade. O projeto prevê que cada residente médico que assumir uma Equipe de Saúde da Família (eSF) receberá um acréscimo mensal à bolsa de residência no valor de R$ 7.536,00, definida pela Lei nº 6.932, de 07 de julho de 1981.

A portaria foi publicada no Diário Oficial do DF (DODF) desta terça. A este valor fica acrescido o valor referente ao auxílio-moradia, exceto para os residentes de programas de residência médica que já recebam o auxílio-moradia.

A residência médica constitui modalidade de ensino de pós-graduação em latu-sensu destinada a médicos sob a forma de cursos de especialização, caracterizada por treinamento em serviço. Ela funciona sob a responsabilidade de instituições de saúde e sob a orientação de profissionais médicos de elevada qualificação ética e profissional.

Segundo a portaria, cada preceptor (orientador) do programa será responsável pela instrução de até três residentes. O médico de família e comunidade que assumir a atividade de preceptor deverá se dedicar integralmente à residência médica, com carga horária semanal de 40 horas.

Cada preceptor e preceptor-colaborador receberá uma bolsa no valor mencionado na Lei Distrital nº 6.455, de 26 de dezembro de 2019, enquanto durarem suas atividades.

Ainda conforme a portaria, instituições públicas de ensino superior interessadas em aderir ao Programa de Incentivo às Residências de Medicina de Família e Comunidade no âmbito da SES-DF deverão preencher e assinar formulário publicado no DODF desta terça, que deverá ser entregue na Coordenação de Atenção Primária à Saúde no período de até 10 dias a contar desta terça. Compete à Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (FEPECS) a elaboração e publicação do edital para adesão dos residentes ao programa no prazo de até 20 dias a contar desta terça-feira.

Veja a publicação:

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?