metropoles.com

GDF cria grupo para expandir gestão compartilhada nas escolas

Decreto foi publicado no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta quarta-feira (10/4)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
JP Rodrigues/Metrópoles
WhatsApp Image 2019-02-01 at 20.01.22
1 de 1 WhatsApp Image 2019-02-01 at 20.01.22 - Foto: JP Rodrigues/Metrópoles

Foi publicado no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta quarta-feira (10/4) um decreto com a criação de grupo de trabalho que fará estudos visando a análise, o aperfeiçoamento e a extensão do projeto de militarização das escolas do DF. Até agora, quatro colégios públicos aderiram ao modelo de gestão compartilhada.

De acordo com o texto, o grupo terá o prazo de 90 dias, prorrogáveis por igual período, para conclusão dos trabalhos e apresentação do relatório ao governador Ibaneis Rocha (MDB). O documento final deve conter o planejamento estratégico e operacional do projeto, bem como a proposição de medidas necessárias à sua implementação em toda a capital federal.

A matéria estabelece a definição da competência da Secretaria de Segurança Pública como responsável pela gestão administrativa e disciplinar das unidades de ensino participantes do projeto. Já a pasta de Educação fica com a parte pedagógica.

Leia a íntegra do decreto publicado no DODF:

DODF 068 10-04-2019 PAG 2 by Metropoles on Scribd

O decreto prevê ainda os critérios de escolha das unidades de ensino que integrarão o modelo de gestão compartilhada, os indicadores de avaliação, bem as metas a serem atingidas.

Os policiais militares instrutores e monitores devem ser, preferencialmente, servidores da reserva ou reformados, ou os da da ativa lotados na Secretaria de Segurança Pública. Para a realização dos estudos e do planejamento previstos, o grupo de trabalho poderá analisar os modelos de gestão compartilhada de escolas já existentes em outras unidades da Federação.

A participação nas atividades do grupo de trabalho é considerada serviço público relevante e não prevê qualquer tipo de remuneração. O decreto entra em vigor na data de publicação.

CLDF
Já a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, Cidadania, Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Legislativa do DF (CLDF) constituiu, nesta quarta-feira (10/4), uma Subcomissão da Militarização das Escolas Públicas do Distrito Federal. De acordo com o presidente da CDH, Fábio Felix (PSol), o objetivo é acompanhar a implementação da gestão compartilhada.

De acordo com o distrital, a CDH tem recebido denúncias – em sua maioria anônimas – de alunos, professores e até militares sobre o modelo. “Algumas crianças têm contado que ficam muito tempo no sol, em forma – quando os alunos ficam alinhados em pé em posição cívica –, outras reclamam que não respeitam o cabelo delas”, disse Fábio Felix.

“O que nos foi passado é que tem sido dito aos alunos: ‘Se vocês não se adaptarem, peçam para sair”, completou. Outra questão, ainda segundo a CDH, é que alunos com baixo desempenho também estariam sendo excluídos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?