GDF cria 7 equipes volantes para atender suspeitos de coronavírus
Elas terão a seguinte composição: um médico, um enfermeiro e um técnico de enfermagem
atualizado
Compartilhar notícia
O Distrito Federal contará com sete equipes voltantes para atender casos suspeitos de coronavírus. A novidade no combate à doença foi anunciada pelo governador Ibaneis Rocha (MDB) nesta quinta-feira (12/03).
Elas terão a seguinte composição: um médico, um enfermeiro e um técnico de enfermagem.
Para ser atendido pela equipe volante, o paciente terá atender aos seguintes critérios: ter viajado para para países com área de transmissão local nos últimos 14 dias.
Além disso, ele deverá apresentar febre e pelo menos um dos sinais ou sintomas respiratórios, tais como tosse, dificuldade para respirar, produção de escarro, congestão nasal, conjuntival, dificuldade para deglutir, dor de garganta ou coriza.
Outra situação se refere à pessoa que teve contato com quem retornou de viagens a países com grande quantidade de casos confirmados de Covid-19.
A pessoa que apresentar sintomas suspeitos do vírus deverá entrar em contato com o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs) pelo telefone (61) 99221-9439.
Febre
O paciente deverá ainda observar se febre acima de 37,8°persistir. Após a confirmação das situações descritas, a equipe volante irá de encontro à pessoa para avaliá-la e examiná-la para coletar o exame.
Se houver necessidade de internação, a equipe volante levará o paciente para a unidade hospitalar adequada, o Hospital Regional da Asa Norte (Hran). Se o caso suspeito não necessitar de internação a recomendação é que a pessoa permaneça isolada em sua residência.
O Cievs é o responsável pelo gerenciamento das informações relativas à notificação, investigação epidemiológica e acompanhamento dos casos notificados de coronavírus no DF.