metropoles.com

Tumulto marca chegada de sem-teto ao Clube Primavera

Vizinhos do Clube Primavera atearam fogo em pneus contra a transferência dos integrantes do MRP para o local. Clube está sem luz e água

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
_FL_2502
1 de 1 _FL_2502 - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

A transferência dos ocupantes do Hotel St. Peter para o Clube Primavera, em Taguatinga, provocou no fim da tarde de domingo (20/9) a revolta dos moradores que vivem ao redor do estabelecimento, que atearam fogo em pneus. Foram montadas barricadas na entrada e na QSC 17.

Preocupados com a insegurança que a transferência poderia causar na região, eles tentaram evitar que os ônibus que levavam os integrantes do Movimento de Resistência Popular (MRP) entrassem no clube. O tumulto tomou conta do local. Integrantes do Batalhão de Choque estão de sobreaviso, bem como ambulâncias e carros de combate a incêndio do Corpo de Bombeiros.

A polícia teve de conduzir o comboio para os fundos do clube, onde há uma entrada alternativa. Insatisfeitos com a manobra, os moradores seguiram os veículos, mas não conseguiram evitar a entrada deles no terreno.

O Clube Primavera, que pertence à Terracap, está em situação precária, sem luz nem água. Ainda assim, os recém-chegados estavam mais preocupados em descarregar seus pertences. Mato alto, repleto de insetos peçonhentos, cerca o local, colocando em risco os novos moradores.

Segundo o procurador do St. Peter, Clodoaldo Andrade, os integrantes do MRP levaram objetos do hotel com eles. “O prejuízo foi grande. Fizemos um levantamento por alto e vimos que televisões, microondas, torneiras e até chuveiros foram levados”, afirmou. O valor real do prejuízo só será divulgado nesta segunda-feira (21/9), depois que a Policia Civil realizar perícia no local.

Transferência
No começo da tarde, a Subsecretaria de Ordem Pública e Social (Seops) chegou ao Hotel St. Peter para transferir os invasores do local. A negociação foi tão pacífica que os manifestantes optaram por primeiro almoçar e depois começar a organizar a remoção.

Daniel Ferreira/Metrópoles
Do hotel para o clube: invasores fazem a mudança

Foram enviados ao local quatro viaturas da Polícia Militar e dois caminhões do Corpo de Bombeiros, com 36 oficiais desta corporação. Também foram mobilizados 20 funcionários da Seops, 15 policiais militares e dois oficiais do Tribunal de Justiça do DF, dando suporte à desocupação.

Segundo a assessoria de Imprensa da Secretaria de Relações Institucionais e Sociais do GDF, a negociação vinha acontecendo desde a invasão, até que hoje se chegou a um consenso. “Ficou combinado que até as 16h todos os invasores deixariam o hotel e iriam para o Clube Primavera, para depois serem levados a um local definitivo, ainda em estudo.”

Edson Silva, representante do MRP, ressalta que só aceitaram sair do hotel porque o governo garantiu disponibilizar moradia definitiva para os integrantes do movimento. “Temos marcada para terça-feira (22/9) uma reunião com o governo para discutir a possibilidade de recebermos casas do programa Minha Casa Minha Vida”.

Nesta segunda-feira (21/9), funcionários da Companhia Energética de Brasília (CEB) e da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) irão ao clube para estudar a possibilidade de fornecimento de luz e água para os manifestantes.

Confira cenas da desocupação:

14 imagens
1 de 14

Daniel Ferreira/Metrópoles
2 de 14

Daniel Ferreira/Metrópoles
3 de 14

Daniel Ferreira/Metrópoles
4 de 14

Daniel Ferreira/Metrópoles
5 de 14

Daniel Ferreira/Metrópoles
6 de 14

Daniel Ferreira/Metrópoles
7 de 14

Daniel Ferreira/Metrópoles
8 de 14

Daniel Ferreira/Metrópoles
9 de 14

Daniel Ferreira/Metrópoles
10 de 14

Daniel Ferreira/Metrópoles
11 de 14

Daniel Ferreira/Metrópoles
12 de 14

Daniel Ferreira/Metrópoles
13 de 14

Daniel Ferreira/Metrópoles
14 de 14

Daniel Ferreira/Metrópoles

 

Histórico
O Hotel St. Peter foi construído pelo ex-deputado federal Sérgio Naya. Em setembro do ano passado, o hotel ganhou destaque nacional quando por mais de sete horas um homem manteve um funcionário dentro de um quarto do hotel e o obrigou a usar um colete em que supostamente estaria material explosivo. Ao final, ele se rendeu e verificou-se que o explosivo era falso.

No último sábado (12/9), houve uma operação da Subsecretaria de Ordem Pública e Social, da Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social para retirar as famílias que ocupavam o Setor Bancário Norte. Acampados desde julho no local, os integrantes do movimento não ofereceram resistência. A ação de desocupação ocorreu por volta das 6h. A ação mobilizou mais de 140 profissionais, entre policiais militares e servidores do governo. Sem destino, os invasores procuravam um local para acampar quando, segundo eles, viram a porta da recepção do hotel encostada. Não pensaram duas vezes e entraram.

Daniel Ferreira/Metrópoles
Rescaldo: garrafa de uísque vazia é deixa para trás na desocupação

O grupo de sem-teto que invadiu o St. Peter, no Setor Hoteleiro Sul, ocupou várias suítes do hotel, inclusive a presidencial, que tem cerca de 80 m².

Logo após a invasão, representantes do hotel entraram com o pedido de reintegração de posse. A pedido do Governo do Distrito Federal (GDF), não foram cortadas a energia e a água. Os donos do edifício alegam que os sem-teto arrombaram portas para entrar no hotel e nos quartos.

Memória
O Clube Primavera fez sucesso em Taguatinga desde sua inauguração, em 1972. Nos anos 1980, vivia cheio e o público aproveitava o período de calor escaldante tomando sol e banhando-se nas três piscinas do endereço. Por conta de obrigações trabalhistas não cumpridas pela direção, o Primavera fechou as portas em 2004. O local encontra-se abandonado desde então.

Getulio Romão

Colaboraram Rafaela Lima e Arthur H. Herdy

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?