metropoles.com

GDF cancela seis concursos públicos com 660 vagas

Seleções foram autorizadas entre 2010 e 2014. Executivo local está proibido de contratar novos servidores porque extrapolou os gastos com pessoal

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fotos Públicas/USP Imagens
vest_usp4 (1)
1 de 1 vest_usp4 (1) - Foto: Fotos Públicas/USP Imagens

O Governo do DF cancelou nesta sexta-feira (13/11) a realização de seis concursos públicos que já haviam sido autorizados. Juntos, abririam 660 vagas em órgãos como as secretarias de Saúde, Fazenda, Desenvolvimento Social, além do Jardim Zoológico e Jardim Botânico.

No Jardim Zoológico, que será entregue para gestão da iniciativa privada, seriam contratados 47 novos funcionários. No Botânico, 58. Para o quadro de pessoal do GDF, 120 vagas para gestor em políticas públicas e gestão governamental foram canceladas e outras 120 para analista em políticas públicas e gestão governamental.

Na Secretaria de Saúde, 15 vagas para auditor da vigilância sanitária foram revogadas, assim como 100 postos para especialista em assistência social, o mesmo número para técnico em assistência social. Já na Secretaria de Fazenda, foram suspensas a realização de concurso para a contratação de 100 auditores fiscais.

Para contratar novos servidores, o Executivo local precisa reduzir os gastos com pessoal e retornar, pelo menos, ao limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal (46,55%). O último relatório de gestão fiscal demonstra que o dispêndio com folha de pagamento no segundo quadrimestre de 2015 consumiu 50,8% da receita corrente líquida, levando o DF a ultrapassar em 1,8 ponto percentual o limite máximo de 49%.

Arrocho
A revogação desses concursos havia sido anunciada pelo governador Rodrigo Rollemberg (PSB) em setembro, mas só foi publicada no Diário Oficial do DF nesta sexta (13). Segundo o GDF, processos seletivos iniciados em anos anteriores e que ainda estão em vigência não serão afetados. Ou seja, nada muda para quem foi aprovado e aguarda a nomeação para assumir funções no serviço público.

De acordo com o governo, a suspensão dos concursos não se aplica às áreas de saúde, segurança e educação. Por serem áreas sensíveis, a falta de pessoal em número suficiente em unidades de saúde, em batalhões e delegacias e em escolas poderia acarretar grandes prejuízos à sociedade. Portanto, em caso de necessidade — e se houver lastro orçamentário e financeiro —, certames poderão ser abertos para a contratação de médicos, de policiais e de professores, por exemplo.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?