metropoles.com

GDF autoriza retorno das aulas em escolas particulares no dia 27 de julho

Após decisão judicial, a Secretaria de Educação retomará o decreto editado em 2 de julho com calendário para retomada de atividades

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
Cadernos
1 de 1 Cadernos - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

Após vaivém judicial, as aulas presenciais na rede privada do Distrito Federal estão autorizadas a retornar a partir de 27 de julho. De acordo com a Secretaria de Educação, após a Justiça derrubar liminar que suspendia o calendário de volta das atividades devido à pandemia de Covid-19, o Decreto nº 40.939, de 02 de julho de 2020, volta a valer e suas previsões também.

Assim, as atividades educacionais presenciais nas escolas, universidades e faculdades da rede privada estão com data marcada para retorno, desde que cumpridos os protocolos e medidas de segurança gerais estabelecidos.

As escolas particulares elaboraram um documento com regras, sugestões e princípios a serem seguidos para esse retorno. Autor do Guia das Escolas Particulares: Adoção de Ensino Híbrido, o Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino (Sinepe) manteve o calendário previsto.

O documento, concluído nesta quinta-feira (9/7) e divulgado em primeira mão para o Metrópoles, prevê o retorno das aulas presenciais, para os pais que desejarem, começando com a educação infantil e o ensino médio, no dia 27. Para os estudantes do ensino fundamental e da educação profissional, a volta é em 3 de agosto. Os anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º) votariam em 10 de agosto.

Veja o cronograma previsto no guia:

cronograma de volta às aulas escolas privadas

Orientações

Segundo a Secretariai de Educação, encontra-se ainda em fase de homologação, o Parecer nº 11/2020 do Conselho Nacional de Educação, o qual apresenta orientações educacionais para a realização de aulas e atividades pedagógicas presenciais e não presenciais no contexto da pandemia de coronavírus, prevendo também a possibilidade de ensino híbrido.

“Cada instituição educacional da rede privada de ensino possui calendário próprio, o qual é homologado pela SEEDF. Grande parte das instituições educacionais já apresentaram, conforme determinação constante do Parecer nº 33/2020 do Conselho de Educação do Distrito Federal, o Planejamento para utilização de atividades não presenciais, em substituição às atividades presenciais”, informou a Secretaria de Educação, por meio de nota.

Sob essa perspectiva, somente as instituições que não haviam apresentado o planejamento e retomado as atividades educacionais de maneira não presencial necessitam apresentar novo calendário para homologação.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?