metropoles.com

GDF anuncia retomada das obras do Sistema Produtor de Corumbá IV

A previsão é de que a captação de água no DF seja ampliada no fim de 2018, não a tempo de acabar com a pior crise hídrica da capital

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Tony Winston/Agência Brasília
corumbá-4-840×577
1 de 1 corumbá-4-840×577 - Foto: Tony Winston/Agência Brasília

As obras do Sistema Produtor Corumbá 4, que estão 65% executadas, serão retomadas. O anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira (11/5), na Estação de Tratamento de Água de Valparaíso. A previsão para início no fornecimento de água é para o fim de 2018.

com fornecimento de até 5,6 mil litros por segundo, a obra vai ampliar em 70% a capacidade de abastecimento do Distrito Federal e desafogar o Sistema Produtor do Descoberto. “Esta obra vai dar tranquilidade para a população pelos próximos 20 ou 30 anos”, disse o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg (PSB).

 

Cerca de 1,3 milhão de pessoas serão beneficiadas. No DF, moradores do Gama, de Santa Maria e do Recanto das Emas serão atendidos pelo novo sistema. No estado vizinho, o público abastecido será da Cidade Ocidental, de Luziânia, do Novo Gama e de Valparaíso.

O anúncio contou com a presença do ministro das Cidades, Bruno Araújo; do governador de Goiás, Marconi Perillo; do secretário nacional de Saneamento Básico, Olavo de Andrade; e dos presidentes da Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb), Maurício Luduvice, e da Saneamento de Goiás (Saneago), Jalles Fontoura.

O projeto é conjunto dos governos do Distrito Federal e de Goiás e executado por meio do Consórcio Corumbá — Saneamento de Goiás S.A. (Saneago) e Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb).

O sistema envolve a captação de água do Lago de Corumbá, que será encaminhada para tratamento em Valparaíso (GO). Depois, a água será bombeada para o DF e o Entorno. O orçamento é de R$ 540 milhões, divididos de forma igualitária.

A fase de licitação começou em 2009, e os trabalhos, dois anos depois. Em 2013, a obra foi paralisada. Logo no início de 2015, o consórcio recebeu recursos federais e retomou o serviço. Em setembro de 2016, as intervenções na parte goiana foram suspensas após recomendação do Ministério Público Federal, que apontou suspeitas de desvios de dinheiro.

A captação de água de Corumbá IV não chegará a tempo de suspender o racionamento enfrentado pela população do Distrito Federal desde o começo deste ano. O brasiliense vive a pior crise hídrica da história, que não tem data para acabar.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?