GDF amplia prazo para confirmação de matrículas na rede pública de ensino
Após baixa adesão de estudantes, Secretaria de Educação decidiu que pais, responsáveis e alunos têm até esta quinta para concluir inscrições
atualizado
Compartilhar notícia
A Secretaria de Educação do DF (SEE) ampliou o prazo para confirmação das matrículas de alunos na rede pública de ensino. Agora, os estudantes têm até esta quinta-feira (11/2) para assegurar a vaga na escola para a qual se inscreveu.
A confirmação é necessária para os novatos inscritos entrarem em escolas públicas do DF neste ano letivo e também para os veteranos que pediram mudança de colégio, além dos inscritos no programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Até o momento, o número de estudantes que confirmaram a matrícula é baixo. Dos mais de 2 mil inscritos do EJA, por exemplo, só 117 confirmaram a intenção de frequentar as aulas na rede pública em 2021. Das 31.092 matrículas regulares, só 7.732 estão confirmadas.
Apresentação de documentos
De acordo com a Secretaria de Educação, os pais e responsáveis que encontrarem dificuldades para confirmar a inscrição do estudante ou que não tiverem acesso à internet, podem procurar a escola, por telefone ou e-mail, e fazer o agendamento para a efetivação da matrícula.
A confirmação das inscrições será feita completamente on-line. Após o início das aulas, os pais ou responsáveis serão chamados um por vez à escola para levarem os originais dos documentos. Trata-se de uma medida de segurança para prevenir fraudes.
Estudantes do EJA e também veteranos que pediram para mudar de escola deverão também realizar essa etapa, com preenchimento e envio das documentações digitalmente.
Entenda o cronograma de confirmação:
– Passo 1: envio de documentação on-line
De 2 a 11 de fevereiro de 2021, os pais e responsáveis deverão enviar a documentação digitalizada em arquivos tipo jpeg, jpg, png, bmp, gif e pdf. Os links para envio de documentação dos novos estudantes, EJA e estudantes que solicitaram remanejamento podem ser encontrados no site da Secretaria de Educação.
Veja a relação de documentos exigidos:
- Documento de identificação (RG) – Certidão de Nascimento ou documento oficial com foto;
- CPF do estudante;
- Registro Geral (Carteira de identidade ou CNH) e CPF do responsável legal pela matrícula do estudante;
- Declaração Provisória de Matrícula (DEPROV) ou Histórico Escolar;
- Comprovante de residência e/ou trabalho.
– Passo 2: entrega de documentação física
Após o início das aulas do ano letivo de 2021, os pais e responsáveis deverão entregar a documentação física, com apresentação do original e cópia, conforme o cronograma que será disponibilizado pela escola do estudante.
Veja a relação de documentos que será cobrada:
- Documento de identificação (RG) – Certidão de Nascimento ou documento oficial com foto e CPF do estudante;
- Registro Geral (Carteira de identidade ou CNH) e CPF do responsável legal pela matrícula do estudante;
- Declaração Provisória de Matrícula (DEPROV) ou Histórico Escolar;
- Comprovante de residência e/ou trabalho;
- 2 (duas) fotografias 3×4;
- Comprovante de tipagem sanguínea e fator RH, nos termos da Lei Distrital nº 4.379/2009;
- Carteira de Vacinação, conforme Lei nº 6.345/2019;
- Número do NIS – Número de Inscrição Social.
Se comprovada, a entrega de documentação falsa ou adulterada invalidará a matrícula no ano ou série desejados, sendo a documentação submetida à análise do órgão próprio da SEEDF, nos termos do art. 254, § 2º, do Regimento Escolar da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal. (Com informações da Secretaria de Educação)