GDF amplia até o Colorado homenagem a Roriz em complexo viário
Decisão foi anunciada em setembro de 2019, mas publicada no DODF desta terça (04/02/2020). Antes, tributo abrangia até o Balão do Torto
atualizado
Compartilhar notícia
Todo o complexo viário da região norte, recentemente entregue à população pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF), será batizado em homenagem ao ex-governador Joaquim Roriz. Na verdade, o ex-governador Rodrigo Rollemberg (PSB) já havia batizado, há dois anos, as pistas e os viadutos até o Balão do Torto com o nome do político morto em setembro de 2018.
Entretanto, o atual governador, Ibaneis Rocha (MDB), aumentou a extensão do tributo e agora alcança até o Balão do Colorado. O decreto foi publicado nesta terça-feira (04/02/2020) no Diário Oficial (DODF).
O anúncio de ampliação da homenagem foi feito pelo emedebista assim que inaugurou parte das obras, em setembro do ano passado. São três faixas a mais em cada sentido no trecho Torto/Colorado, com o intuito de melhorar o fluxo do trânsito no local.
No total, a obra do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF) custou R$ 92 milhões e faz parte do Trevo de Triagem Norte, com 23 viadutos — 10 apenas na parte inaugurada.
Tributo
Roriz foi governador do DF durante 3.839 dias, entre quatro mandatos — um deles, biônico, nomeado pelo então presidente José Sarney. O ex-mandatário do Distrito Federal morreu aos 82 anos, no dia 27 de setembro de 2018, no Hospital Brasília, no Lago Sul.
Na unidade de saúde, o político tentava se recuperar de um grave quadro infeccioso que culminou em três paradas cardíacas e uma traqueostomia horas antes do falecimento.
“Estamos muito felizes e queríamos muito que meu avô pudesse ter visto a quantidade de homenagens ao trabalho feito por ele. É muito bom que depois de um ano ele ainda é lembrado pelo grande governador que foi”, disse Joaquim Roriz Neto, à época como representante da família na solenidade.