GDF aguarda aval do Tribunal de Contas para reforma do Teatro Nacional
Teatro está fechado há oito anos, por recomendação dos Bombeiros e do Ministério Público, por não atender a normas de segurança
atualizado
Compartilhar notícia
O Governo do Distrito Federal (GDF) aguarda a autorização do Tribunal de Contas do DF (TCDF) para começar a reforma do Teatro Nacional Cláudio Santoro. Segundo o governador Ibaneis Rocha (MDB), após a permissão do órgão de controle, a revitalização terá início pela Sala Martins Pena. O emedebista fez o comentário na manhã desta quarta-feira (20/4), durante o lançamento de um programa de limpeza e cuidado das regiões administrativas, no estacionamento do teatro.
GDF abre licitação de R$ 51,9 milhões para reforma do Teatro Nacional
“Estamos aguardando o Tribunal de Contas liberar a licitação. Isso deve ocorrer a qualquer momento. E a ideia nossa é começar essas obras o mais rápido possível, começando pela Sala Martins Pena e depois avançando nas demais áreas do Teatro Nacional. Isso é muito importante para nós. É uma das nossas determinações. Nós estamos aguardando só a liberação do Tribunal de Contas do DF”, assinalou.
O Teatro Nacional está fechado há oito anos, desde janeiro de 2014, por recomendação do Corpo de Bombeiros e do Ministério Público, por não atender a normas de acessibilidade e segurança vigentes.
Veja fotos do estado em que se encontra o Teatro Nacional:
Em janeiro deste ano, o governador anunciou, por meio de suas redes sociais, uma licitação para a escolha da empresa que tocará a reforma no teatro. O valor do contrato é estimado em R$ 51,9 milhões. O edital prevê a contratação de empresa especializada para executar a reforma da Sala Martins Penna, a primeira etapa das obras no espaço.
O Metrópoles procurou o TCDF para saber em que pé anda a avaliação do órgão, para a liberação das obras no Teatro Nacional. Quando o tribunal se manifestar, esta reportagem será atualizada.
Agenda
Na manhã desta quarta-feira (20/4), o governador lançou o projeto “Cidade Sempre Limpa”, no estacionamento do Teatro Nacional Cláudio Santoro. O objetivo da medida é manter a limpeza e cuidado das regiões administrativas, integrando o trabalho de diversas pastas e empresas públicas.
“O propósito é fazer Brasília a cidade mais linda desse país”, afirmou Ibaneis. “Eu acredito sim na força do trabalho”, ressaltou. O mutirão de limpeza começa nesta quarta-feira, contanto com 620 equipamentos nas ruas. O projeto inclui o recapeamento de asfalto das vias e tapa-buraco do DF.
O projeto entra em marcha na véspera do aniversário de 62 anos de Brasília, comemorado nesta quinta-feira (21/4). “Simboliza para nós o carinho que nós temos pela cidade. E o carinho que ela merece de nós todos, que viemos para cá em busca de melhoria de vida. Então nós temos que cuidar da nossa cidade”, argumentou.
Segundo o secretário de Governo José Humberto Pires, a medida é uma evolução do programa GDF Presente. O novo programa montou um cronograma de três meses de trabalho para cuidar das regiões administrativas. “Brasília saiu do abandono pelas mãos do governador Ibaneis”, assinalou o secretário.