metropoles.com

GDF aguarda aval do Tribunal de Contas para reforma do Teatro Nacional

Teatro está fechado há oito anos, por recomendação dos Bombeiros e do Ministério Público, por não atender a normas de segurança

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
Prédio público
1 de 1 Prédio público - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

O Governo do Distrito Federal (GDF) aguarda a autorização do Tribunal de Contas do DF (TCDF) para começar a reforma do Teatro Nacional Cláudio Santoro. Segundo o governador Ibaneis Rocha (MDB), após a permissão do órgão de controle, a revitalização terá início pela Sala Martins Pena. O emedebista fez o comentário na manhã desta quarta-feira (20/4), durante o lançamento de um programa de limpeza e cuidado das regiões administrativas, no estacionamento do teatro.

GDF abre licitação de R$ 51,9 milhões para reforma do Teatro Nacional

“Estamos aguardando o Tribunal de Contas liberar a licitação. Isso deve ocorrer a qualquer momento. E a ideia nossa é começar essas obras o mais rápido possível, começando pela Sala Martins Pena e depois avançando nas demais áreas do Teatro Nacional. Isso é muito importante para nós. É uma das nossas determinações. Nós estamos aguardando só a liberação do Tribunal de Contas do DF”, assinalou.

O Teatro Nacional está fechado há oito anos, desde janeiro de 2014, por recomendação do Corpo de Bombeiros e do Ministério Público, por não atender a normas de acessibilidade e segurança vigentes.

Veja fotos do estado em que se encontra o Teatro Nacional:

8 imagens
Espaço será, finalmente, reformado
Segundo o governador Ibaneis Rocha (MDB), a reforma vai começar no 1º semestre de 2022
Teatro Nacional
Local está interditado desde janeiro de 2014
Teatro Nacional
1 de 8

O Metrópoles visitou o Teatro Nacional em janeiro de 2017 e encontrou cadeiras rasgadas, carpetes soltos, palco quebrado, goteiras, vidros arrebentados e muito entulho. A reforma ainda não começou

Daniel Ferreira/Metrópoles
2 de 8

Espaço será, finalmente, reformado

Julia Bandeira/Especial para o Metrópoles
3 de 8

Segundo o governador Ibaneis Rocha (MDB), a reforma vai começar no 1º semestre de 2022

Daniel Ferreira/Metrópoles
4 de 8

Teatro Nacional

Rafaela Felicciano/Metrópoles
5 de 8

Local está interditado desde janeiro de 2014

Julia Bandeira / Especial para o Metrópoles
6 de 8

Teatro Nacional

Daniel Ferreira/Metrópoles
7 de 8

Teatro Nacional

Rafaela Felicciano/Metrópoles
8 de 8

Fechado desde janeiro de 2014, a única parte do Teatro Nacional acessível ao público é o foyer, que abriga pequenas exposições

Rafaela Felicciano/Metrópoles

Em janeiro deste ano, o governador anunciou, por meio de suas redes sociais, uma licitação para a escolha da empresa que tocará a reforma no teatro. O valor do contrato é estimado em R$ 51,9 milhões. O edital prevê a contratação de empresa especializada para executar a reforma da Sala Martins Penna, a primeira etapa das obras no espaço.

O Metrópoles procurou o TCDF para saber em que pé anda a avaliação do órgão, para a liberação das obras no Teatro Nacional. Quando o tribunal se manifestar, esta reportagem será atualizada.

Agenda

Na manhã desta quarta-feira (20/4), o governador lançou o projeto “Cidade Sempre Limpa”, no estacionamento do Teatro Nacional Cláudio Santoro. O objetivo da medida é manter a limpeza e cuidado das regiões administrativas, integrando o trabalho de diversas pastas e empresas públicas.

“O propósito é fazer Brasília a cidade mais linda desse país”, afirmou Ibaneis. “Eu acredito sim na força do trabalho”, ressaltou. O mutirão de limpeza começa nesta quarta-feira, contanto com 620 equipamentos nas ruas. O projeto inclui o recapeamento de asfalto das vias e tapa-buraco do DF.

O projeto entra em marcha na véspera do aniversário de 62 anos de Brasília, comemorado nesta quinta-feira (21/4). “Simboliza para nós o carinho que nós temos pela cidade. E o carinho que ela merece de nós todos, que viemos para cá em busca de melhoria de vida. Então nós temos que cuidar da nossa cidade”, argumentou.

Segundo o secretário de Governo José Humberto Pires, a medida é uma evolução do programa GDF Presente. O novo programa montou um cronograma de três meses de trabalho para cuidar das regiões administrativas. “Brasília saiu do abandono pelas mãos do governador Ibaneis”, assinalou o secretário.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?