GDF abrirá 88 leitos de UTI para pacientes com Covid-19 nesta semana
Segundo o governo, no fim de semana, houve a abertura de outros 40 leitos no Hospital Regional de Santa Maria
atualizado
Compartilhar notícia
O Governo do Distrito Federal (GDF) trabalha para abrir 88 leitos novos de unidade de terapia intensiva (UTI), nesta semana, em unidades de saúde públicas e privadas. Durante entrevista coletiva sobre a pandemia de Covid-19, o secretário de Saúde do DF, Osnei Okumoto, apresentou o cronograma.
Segundo Okumoto, foram abertos 40 leitos no Hospital Regional de Santa Maria, no domingo (14/3). A unidade terá mais 10 das novas vagas a serem disponibilizadas nesta semana. “Serão mais 20 leitos no Hospital de Base e mais 30 no Hospital do Gama”, completou. Na rede privada, serão contratados mais 28 leitos, entre três hospitais.
A pasta estuda usar espaços disponíveis em hospitais da rede pública para a abertura de mais leitos. Nesse sentido, Base, Gama e Santa Maria apresentam inicialmente mais locais.
Durante a coletiva, Okumoto também ressaltou que as negociações para a construção de novos hospitais de campanha estão avançadas.
Oxigênio
Para manter os pacientes infectados respirando, a rede pública emprega 60% dos contratos de fornecimento de oxigênio vigentes no Distrito Federal, revelou o secretário de Saúde.
Não é hora de afrouxar
A coletiva foi conduzida pelo secretário da Casa Civil do DF, Gustavo Rocha, e teve participação do secretário da DF Legal, Cristiano Mangueira, e do comandante da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), coronel Julian Pontes.
Segundo Rocha, de forma geral, a população vem cumprindo os decretos que impuseram mais medidas restritivas ao DF para frear a disseminação da Covid-19. O governo avaliou positivamente a redução da taxa de transmissão para 1.01.
“Significa dizer que a gente pode afrouxar? Claro que não”, alertou o titular da Casa Civil. “Temos que continuar seguindo isolamento”, alertou.