GDF abre mais 5 mil vagas para vacinação de adolescentes
Público-alvo é o de comorbidades, síndromes e deficiências na faixa etária dos 12 aos 17 anos. Agendamento será aberto às 15h desta terça
atualizado
Compartilhar notícia
A vacinação contra Covid-19 de adolescentes de 12 a 17 anos com deficiência ou síndromes será ampliada e mais cinco mil vagas serão abertas para agendamento às 15h, nesta terça-feira (10/8). A decisão foi anunciada pelo governador Ibaneis Rocha, após a Secretaria de Saúde identificar baixa procura pelo grupo.
A imunização dos adolescentes ocorrerá nos dias 16 e 17 de agosto, com agendamento no site Secretaria de Saúde. A marcação é necessária para evitar que haja aglomeração e também para impedir que os jovens precisem aguardar na mesma fila da vacinação por faixa etária.
O GDF ampliou as possibilidades de vacinação para esse grupo. Agora, adolescentes com deficiência física, auditiva, visual, mental, múltipla, transtorno de espectro autista e síndrome de Down podem receber o imunizante.
A Secretaria de Saúde informou, nessa segunda-feira (9/8), que apenas 50% do total de 10 mil vagas disponibilizadas para agendamento de adolescentes com comorbidades foram preenchidas para a vacinação contra Covid-19. Por isso, a pasta decidiu reabrir o sistema para uma nova convocação nos próximos dias.
Maiores de 18 anos
O governador Ibaneis Rocha (MDB) também declarou, nesta terça-feira (10/8), que prevê vacinar jovens com 18 anos na próxima semana.
“O que a gente aguarda é a continuação das remessas de vacinas e a assim a gente [pode] atingir não só os 18 anos como também os adolescentes sem comorbidades de 12 a 17 anos. As coisas, graças a Deus, se encaminharam a partir da nossa reclamação e da ação judicial que foi feira junto ao Superior Tribunal de Justiça (STJ). O Ministério atendeu nosso pedido e está entregando uma quantidade maior de doses, o que tem possibilitado diminuir as idades”, comentou, após evento no Palácio do Buriti nesta manhã.
“A partir de quinta-feira (12/8), teremos a vacinação do grupo a partir de 20 anos e esperamos que para a próxima semana a gente feche todos os adultos”, completou o chefe do Executivo local.