GDF abre 140 vagas em ginásios para abrigar população de rua no frio
Iniciativa ocorreu após a Defesa Civil emitir alerta, nessa 5ª feira, com previsão de queda acentuada nas temperaturas no Distrito Federal
atualizado
Compartilhar notícia
A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) instalou, nesta sexta-feira (30/6), dois alojamentos emergenciais para pessoas em situação de rua. Um deles fica no Ginásio Bezerrinho (Gama); o outro, na Escola do Parque da Cidade (Proem), na 909 Sul.
A iniciativa ocorreu após a Defesa Civil emitir alerta, na quinta-feira (29/6), com previsão de queda acentuada nas temperaturas no Distrito Federal.
A Sedes informou que a instalação tem previsão de durar quatro dias, sempre das 19h às 7h, com possibilidade de prorrogação caso o frio perdure. As unidades estão em funcionamento, com 40 vagas no Bezerrinho, e 100 na Proem.
Nos locais, a população terá direito a jantar, café da manhã, um kit para higiene pessoal, um cobertor e um colchonete.
Servidores da pasta estão nas ruas para orientar e encaminhar quem desejar passar a noite nos ginásios. A ação conta com apoio das secretarias de Governo (Segov) e de Educação (SEEDF), bem como das administrações regionais do Plano Piloto e do Gama.
No mesmo período do ano passado, os brasilienses contribuíram com a ação, doando mais de 500kg de roupas, entregues às pessoas que buscaram alojamento. Os espaços públicos abertos pelo Governo do Distrito Federal (GDF) ofereceram mais de 500 pernoites à população em situação de rua.