metropoles.com

Após desmoronamento, pista em frente a parque do DF é interditada

Segundo a Defesa Civil, há risco de a erosão aumentar. Por isso, o órgão pediu que Novacap e Caesb façam reparos imediatos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/CBMDF
1 de 1 - Foto: Divulgação/CBMDF

O Corpo de Bombeiros foi acionado no início da manhã deste domingo (23/12) para atender uma ocorrência de desmoronamento em frente ao Parque Ecológico Saburo Onoyama, próximo à QSD 8, em Taguatinga Sul. A corporação informa que, após o temporal de sábado (22), houve o rompimento de uma galeria de captação de águas pluviais, que fica ao lado da pista. A via foi interditada na área do acidente. A Defesa Civil diz que há risco de a erosão ficar ainda maior.

Por conta disso, o órgão pediu à Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) e à Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) que façam os reparos o mais rapidamente possível. Enquanto isso, a área vai fica interditada, de acordo com o coronel Sérgio Bezerra, da Defesa Civil do DF. Segundo ele, a cratera que se formou no local tem 3 metros de profundidade.

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, até as 8h30, a pista não havia cedido. Também não houve vítimas. O presidente da Novacap, Júlio Menegotto, disse que enviou um engenheiro ao local para avaliar os danos causados pelo rompimento do sistema de águas pluviais.

Ele garantiu que, na segunda-feira (24), as equipes iniciarão a recuperação da área atingida. Menegotto confirmou que toda a região permanecerá isolada até o fim dos trabalhos, que não têm prazo para terminar.

“Esperamos resolver a questão rapidamente. Vamos fazer todo o serviço com o material da própria Novacap, o que evitará uma licitação. Com isso, na segunda-feira [24], teremos uma ideia melhor do prazo que essas obras durarão”, assinalou.

O Departamento de Trânsito (Detran) informou que, para segurança de condutores e pedestres, agentes de fiscalização manterão o local sinalizado com cercas de bloqueio. O órgão alerta ainda aos condutores que evitem a circulação pelo local até a recuperação do trecho pelo órgão competente. A Caesb não havia se manifestado até a última atualização desta reportagem.

Cidade sonrisal
O episódio engrossa a lista de problemas enfrentados pelos brasilienses nos períodos de chuvas mais fortes. Aos 58 anos, Brasília sofre com a fragilidade da infraestrutura urbana. Só em 2018, a população testemunhou atônita o viaduto do Eixão Sul desabar, carros sendo engolidos por crateras em Vicente Pires e Sobradinho, pessoas sendo arrastadas pelas enxurradas, quadras e vias inteiras completamente alagadas, além de buracos e desabamentos que interromperam importantes vias no DF. No período chuvoso, a cidade se dissolveu, como Sonrisal.

No dia 16 de novembro deste ano, por exemplo, uma cratera se abriu na Estrada Parque Vicente Pires (EPVP), que dá acesso a Águas Claras, depois do Córrego Samambaia transbordar. A pista precisou ser bloqueada nos dois sentidos.

Após forte chuva, uma erosão se formou à beira da DF-079. Segundo o diretor do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Márcio Buzar, o problema foi motivado por uma tubulação da Caesb que fica sob a via. “Ela causa o acúmulo de galhos de árvore e sujeira, impedindo o fluxo de água. Já solicitamos a retirada”, pontuou, na ocasião.

O temporal desse sábado (22) provocou mais transtornos no DF. Em alguns locais, como Águas Claras, a chuva foi acompanhada por ventos fortes e trovoadas. Ao menos uma árvore caiu, na altura da Rua 20 Norte. Na QL 12 do Lago Sul, a tempestade também derrubou uma árvore. Situação semelhante foi registrada pelo Corpo de Bombeiros em Planaltina.

Michael Melo/Metrópoles
Árvore foi ao chão em estacionamento da QL 12 do Lago Sul

Em vídeo encaminhado por internauta, é possível perceber a força da ventania no Guará.

Veja:

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as chuvas devem continuar nos próximos dias. Na tarde deste domingo (23), a previsão é de céu nublado/encoberto com pancadas de chuva e trovoadas isoladas.

Ainda conforme estimativa do instituto, diferentemente dos dias anteriores, o domingo terá temperatura um pouco mais amena, variando entre 19ºC e 30ºC.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?