Funcionário da JBS morre ao cair em máquina do frigorífico no DF
Acidente ocorreu durante o processo de higienização de um equipamento, em Samambaia, por volta das 3h desta quarta (30/8)
atualizado
Compartilhar notícia
Um funcionário do frigorífico da JBS morreu na madrugada desta quarta-feira (30/8) após cair na máquina de processamento de aves na fábrica da empresa, localizada na DF-180, em Samambaia.
Segundo informações do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o acidente de trabalho ocorreu por volta das 3h. O operador de máquinas José Eudes Ferreira da Rocha foi encontrado dentro do processador. Ele teve lesões graves no membro superior esquerdo, cervical e dorso.
Quando a equipe do Samu chegou ao local, a vítima já havia entrado em parada cardiorrespiratória. Foram realizadas manobras de reanimação, mas o trabalhador não resistiu aos ferimentos. A Polícia Civil foi acionada e investiga o caso.Por meio de nota, a JBS informou que o acidente ocorreu durante o processo de higienização de um equipamento. “Foi prestado todo atendimento, mas, infelizmente, o colaborador veio a óbito. A empresa lamenta profundamente, se solidariza com a família e já está prestando todo o apoio necessário”, esclareceu.
Ainda de acordo com a JBS, as atividades na fábrica estão suspensas e uma equipe interna, com apoio das autoridades competentes, iniciou as investigações para identificar as causas do acidente e outras providências.
Ossos do Ofício
Em maio deste ano, o Metrópoles publicou reportagem especial sobre a realidade do trabalho em abetedouros e frigoríficos no Brasil, líderes no ranking de acidentes de trabalho no setor alimentício. O especial traz um dado alarmante: a cada dia, média de 54 operários brasileiros sofrem algum tipo de acidente nos frigoríficos. O número engloba lesões sofridas tanto nos abatedouros quanto na área de fabricação dos produtos.
A reportagem foi a vencedora do prêmio MPT de Jornalismo 2017 nas categorias Webjornalismo Nacional e Regional Centro-Oeste.
A pesquisa mais recente feita pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) sobre o setor alimentício aponta que, em números globais, houve redução de 3% nos casos de acidente de trabalho entre 2012 e 2014. No entanto, nos frigoríficos, as ocorrências aumentaram de 18.226 para 19.821 no período.