Fumaça no DF segue nos próximos dias, diz Inmet. Entenda
Segundo o Inmet, fumaça no céu da capital é resultado da combinação de queimadas e do tempo seco
atualizado
Compartilhar notícia
Assim como no domingo (25/8), os moradores do Distrito Federal acordaram com o céu encoberto por uma névoa de fumaça na manhã desta segunda-feira (26/8). De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a fumaça visível no céu da capital é resultado da combinação de queimadas em áreas próximas e das condições climáticas de tempo seco e baixa umidade.
Segundo a meteorologista Andrea Ramos, do Inmet, a fumaça deve continuar nos próximos dias.
“As condições meteorológicas de baixa umidade, variação de temperatura e estiagem que geralmente ocorrem nesta época do ano, atreladas à grande quantidade de focos de queimadas em outras regiões do país, como São Paulo, Goiás e Amazônia, favorecem o transporte da nuvem de fumaça, com ventos Sul e Sudeste, para a região central do país”, destacou a especialista.
Previsão
A meteorologista destaca que a previsão para esta segunda-feira é de poucas nuvens e névoa úmida. A temperatura mínima registrada nas primeiras horas do dia foi de 13ºC, e a máxima pode chegar a 32°C.
A umidade relativa do ar deve variar entre 95% e 20% – com as taxas menores à tarde.
“A tendência é a de que se mantenha esse padrão de tempo quente e seco e sem previsão de chuvas. O clima só deve amenizar um pouco quando houver mudança no sentido do vento e quando começar a chover”, frisou Andrea.
Incêndio florestais
O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) também alertou que a densa fumaça é consequência dos incêndios que ocorreram ao longo da última semana e pode ser decorrente de condições climáticas que favoreceram a dispersão.
O impacto das queimadas se agrava, uma vez que a seca e a estiagem já duram mais de 125 dias no DF.
Em razão dos possíveis riscos à saúde, oriundos da concentração de fuligem na atmosfera combinada com a seca, a corporação deu orientações sobre o que fazer e o que evitar nessa situação.
Segundo o CBMDF, os cidadãos devem evitar atividade física quando houver baixa umidade e comprometimento do ar atmosférico. A corporação também recomenda hidratação contínua ao longo do dia.
Para aliviar o clima seco, a dica é manter o ambiente familiar umedecido com toalhas molhadas.
Em caso de incêndio, ligue 193 para acionar o CBMDF ou envie mensagem para o WhatsApp do Brasília Ambiental, no número 61 99224-7202, destinado a denúncias sobre fogo em unidades de conservação.