metropoles.com

Fugitivo da Papuda é preso pela PMDF ao fazer avó e neto reféns no DF

Erison Vieira é o 12º detento recapturado da fuga em massa do Complexo Penitenciário da Papuda, na última quarta-feira

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
fuga
1 de 1 fuga - Foto: null

A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) prendeu, na noite desta sexta-feira (16/10), mais um detento que fugiu do Complexo Penitenciário da Papuda na madrugada de quarta-feira (14/10). Trata-se de Erison Vieira de Moraes. Agora, são 12 recapturados.

A corporação foi acionada para uma ocorrência no Setor de Chácara do Sol Nascente. Lá, os PMs se depararam com o detento fazendo refém um mulher se seu neto. Ele usava uma faca para ameaçar os dois.

Após alguns minutos de negociação, Erison libertou os reféns e acabou se entregando. Apenas na 15ª Delegacia de Polícia (Ceilândia) descobriu-se que ele era um dos 17 detentos que conseguiram escapar do Centro de Detenções Provisórias (CDP) por meio de um buraco no telhado.

A fuga durou apenas 3 minutos, como explicou delegado da Secretaria de Administração Penitenciária (Seape), Agnaldo Curado Filho.

“Se os policiais não estivessem atentos às câmeras de vigilância, a fuga só seria percebida no outro dia pela manhã”, contou Curado Filho. De acordo com o secretário, ainda nos minutos em que os internos escapavam, os policiais de plantão no CDP I conseguiram pegar três fugitivos.

“Durantes esse tempo, os policiais conseguiram segurar dois internos na própria cela e acionar a sirene, possibilitando que a polícia pegasse um outro preso ainda na dependência do CDP I, mas os outros já tinham fugido”, detalhou. O secretário afirmou que 29 policiais estavam de plantão em todo o centro de detenção na madrugada da última quarta – sete só na Ala C, de onde os presidiários fugiram.

Veja momento em que os presos fugiram:


Nesta sexta-feira (16/10), cinco fugitivos capturados foram ouvidos na 30ª Delegacia de Polícia (São Sebastião).

Buscas

Os policiais seguem nas buscas pelos cinco últimos detentos foragidos. A Seape pretende transferir todos os internos dos locais considerados vulneráveis, como o CDP I. Existem seis pavilhões disponíveis no CDP II e oito no CDP III, unidades recém-construídas, que poderão ser usadas para recebê-los. Para tanto, é imprescindível a autorização da Vara de Execuções Penais (VEP).

Caso seja autorizada, a administração penitenciária precisará preparar as unidades novas para receber os internos, com materiais e equipamentos necessários ao funcionamento das estruturas. Será necessário ligar a rede elétrica, providenciar colchões, cobertores e materiais de higiene pessoal para os presos, entre outras adaptações.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?