Friaca! Termômetros marcam 11,7°C e DF registra dia mais gelado do ano
Os termômetros do Gama marcando 11,7°C no início da manhã desta sexta-feira (10/5), registrando a temperatura mais fria do ano no DF
atualizado
Compartilhar notícia
Os termômetros do Gama registraram 11,7°C no início da manhã desta sexta-feira (10/5). A temperatura, segundo o Instituto Nacional de Meterologia (Inmet), indicou o dia mais frio do ano no Distrito Federal.
A máxima no DF pode chegar a 30°C nesta sexta. Na parte da tarde, a umidade relativa do ar pode chegar a 30%. A temperatura mínima, por exemplo, no centro da capital federal foi de 13,4ºC.
De acordo com Andrea Ramos, meterologista no Inmet, quando o tempo está mais aberto, com pouca nebulosidade, a temperatura esfria mais rápido e também aquece mais rápido: “Ao longo da tarde e da noite, a gente tem a perda radiativa (resfriamento da atmosfera) e durante o dia a gente tem o ganho radiativo (aquecimento da atmosfera)”.
Seria isso que ajuda a explicar a diferença nos termômetros durante o dia. “Então, por isso que as temperaturas se elevem e você tem essa amplitude térmica de chegar a 12ºC pela da manhã e à tarde você ficar em torno de 29ºC, beirando até os 30ºC”, explica a especialista.
A previsão do tempo para os próximos dias no Distrito Federal é de poucas nuvens, nebulosidade variável, sem chuva e temperaturas oscilando entre 12ºC e 29ºC. Pode haver ventos fracos a moderados com rajadas isoladas. Além disso, há uma pequena possibilidade de chuva neste mês, mas só devem aparecer no final de maio.