Frequentado por crianças, Planetário está com extintores vencidos
Segundo o fabricante dos extintores, a troca deveria ser realizada anualmente. No entanto, atraso perdura desde junho deste ano
atualizado
Compartilhar notícia
Ponto turístico e responsável por receber alunos de escolas do Distrito Federal para aulas extraclasse, o Planetário de Brasília apresenta, há quase quatro meses, falha na segurança: os extintores de incêndio estão vencidos desde junho.
Um ex-funcionário ouvido pelo Metrópoles, que trabalhou por sete anos no local e pediu para ter o nome preservado, conta temer algum grave acidente.
“Percebi que os extintores estão vencidos há bastante tempo. Uma instituição que recebe, em média, 300 crianças por dia, não tem um brigadista. Uma hora pode acontecer alguma coisa”, alerta.
Uma funcionária que ainda atua no Planetário, confirmou a situação. O problema na troca, que, segundo o fabricante, deve ser anual, seria um atraso na reestruturação da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, responsável por gerir o espaço.
“Houve uma etapa desse processo que enfrentou atrasos, mas agora já caminha para sua finalização”.
Procurada pela reportagem, a pasta não se manifestou até a publicação desta matéria. O espaço segue em aberto.
Projeções em cúpula são suspensas
A cúpula tem 12,5 metros de diâmetro e as atividades reúnem até 80 pessoas por sessão, que acompanham projeções de imagens no teto. É nesse local que há a exibição de filmes sobre fenômenos astronômicos.
Segundo a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação houve um problema na manutenção dos projetores. “Os equipamentos de projeção são antigos, o que tem dificultado sua manutenção. É cada vez mais raro encontrar peças de reposição e componentes no mercado para esse tipo de equipamento”, disse, em nota.
A pasta informou que está com “processo de contratação em curso” e tem “corrido contra o tempo para devolver as atividades de forma integral à comunidade”.
Planetário
O Planetário de Brasília foi inaugurado em março de 1974, mas ficou 16 anos fechado e teve uma reinauguração em 2013. O local teve queda de público nos últimos dias com a suspensão da cúpula.
Escolas que realizam passeios ao Planetário também têm cancelado visitas. No momento, o público pode acompanhar apenas as outras atividades disponíveis, como exposições.