metropoles.com

Frequência de alunos da rede pública do DF será cobrada a partir do dia 14

As aulas remotas iriam contar como ano letivo a partir da próxima segunda-feira. Agora, estudantes terão mais tempo para “acolhimento”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
imagem colorida de carteira escolar em sala de aula
1 de 1 imagem colorida de carteira escolar em sala de aula - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Os estudantes da rede pública de ensino do DF terão mais tempo para se ambientar às aulas remotas. A Secretaria de Educação decidiu estender o prazo para registrar a frequência: em vez da próxima segunda-feira (29/06), ela começa a valer a partir de 14 de julho.

A mudança, segundo informações da Secretaria de Educação, é para que os estudantes tenham mais tempo para se ambientar às aulas mediadas pelo Escola em Casa DF, que começaram na última segunda-feira (22/06), porém, sem o registro da frequência.

O calendário originalmente proposto será reformulado de forma a se readequar a esta decisão. Ele será divulgado oportunamente à comunidade escolar.

De acordo com a Secretaria de Educação, as escolas e os professores devem manter a agenda de reuniões de esclarecimentos dos estudantes e seus familiares, além de prosseguirem o mapeamento daqueles que ainda não compareceram, de forma a inclui-los no Escola em Casa DF.

O Sindicato dos Professores do DF é contra o modelo de ensino a distância por não considerá-lo inclusivo. De acordo com a entidade, 120 mil estudantes não têm acesso aos meios tecnológicos. “É uma total exclusão desses alunos. As atividades impressas não irão garantir a aprendizagem deles. O que vai acontecer é a disseminação do vírus com esse vaivém de papéis”, ressaltou o diretor do sindicato, Samuel Fernandes.

A Secretaria de Educação promete lançar, na próxima semana, um aplicativo, desenvolvido em parceria com a Universidade de Brasília (UnB), para possibilitar o acesso dos estudantes sem internet apenas com um telefone e chip ativo em seus celulares. A pasta informa ainda que estão em tratativas finais a contratação de um pacote de dados com cobrança reversa, além de canais de TV para a transmissão das teleaulas.

4 imagens
Confira o horário das aulas a distância
Ex-secretário de Educação, João Pedro Ferraz deixou a pasta dias antes de as aulas a distância começarem
Ex-ministro de Temer, Leandro Cruz assumiu a Secretaria de Educação do DF
1 de 4

Daniel Ferreira/Metrópoles
2 de 4

Confira o horário das aulas a distância

3 de 4

Ex-secretário de Educação, João Pedro Ferraz deixou a pasta dias antes de as aulas a distância começarem

Rafaela Felicciano/Metrópoles
4 de 4

Ex-ministro de Temer, Leandro Cruz assumiu a Secretaria de Educação do DF

Pedro Ventura/Agência Brasília

Suspensas desde 11 de março, em virtude da pandemia do novo coronavírus, as aulas para 460 mil estudantes dos ensinos fundamental e médio da rede pública do Distrito Federal foram retomadas nessa segunda-feira (22/06) de um jeito diferente: por videoaulas na TV e internet.

Como o Metrópoles mostrou, embora a Secretaria de Educação esteja ofertando pacotes de dados gratuitos a docentes e professores de todas as etapas e modalidades para que o trabalho possa ser realizado, problemas de acesso e muitas dúvidas marcaram o início das aulas remotas. Pais reclamaram que os filhos não conseguiram o código para entrar nas videoaulas e também se mostram preocupados ou com a instabilidade da internet ou por não terem meios digitais em casa.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?