Frente fria no país derruba temperatura no DF para 8ºC nesta quarta
Inmet prevê baixas temperaturas até domingo (1º/8). Umidade relativa do ar deve variar entre 85% e 20%
atualizado
Compartilhar notícia
As temperaturas no Distrito Federal devem ficar abaixo de 10ºC entre esta quarta-feira (28/7) e o próximo domingo (1º/8), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Uma nova massa de ar frio, de origem polar, já avança da Região Sul para o Centro-Oeste do país e começa a influenciar numa maior sensação de frio.
Na capital da República, a madrugada desta quarta registrou mínima de 8ºC na Estação Meteorológica de Águas Emendadas, em Planaltina, porém, à tarde, os termômetros devem chegar a 29°C.
A seca também castiga os brasilienses. A umidade relativa do ar varia entre 85% e 20%, com poucas nuvens e sem previsão de chuva devido ao período de estiagem.
“A previsão para os próximos dias é que os termômetros registrem mínima de até 6ºC. Em alguns pontos da cidade, a temperatura pode ficar ainda menor. Essa massa de ar frio já influencia no DF a partir da noite desta quarta até sábado (31/7). No domingo, começaremos a registrar uma ligeira elevação”, explicou o meteorologista Heráclio Alves.
-20ºC no Sul
Segundo o MetSul, a estação meteorológica do Morro da Igreja, em Santa Catarina, igualou no amanhecer de hoje o seu recorde de mínima para o mês de julho que era de 2013 com uma marca de 7,8ºC abaixo de zero. A estação encontra-se no alto do Morro da Igreja, em instalações do controle aéreo do Sul do Brasil da Força Aérea Brasileira, a uma altitude de 1.800 metros, entre os municípios de Bom Jardim da Serra e Urubici. O equipamento encontra-se em operação desde 16 de junho de 2007.
A temperatura entre 6h e 7h da manhã desta quarta-feira variou entre -7,2ºC e -7,7ºC. Na faixa horária as rajadas de vento na estação chegaram a 73 km/h. Utilizando-se a fórmula mais moderna de sensação térmica do National Weather Service dos Estados Unidos, e em vigor desde 2001, a sensação térmica no horário no Morro da Igreja chegou a -20ºC.
Veja fotos do frio intenso em Santa Catarina:
Neve
Canguçu, na Serra do Sudeste, já teve neve em alguns pontos nas primeiras horas desta quarta-feira, mas vai ser entre hoje e o começo da quinta que o fenômeno será muito mais amplo e pode ser registrado em um grande número de municípios do Sul do Brasil, em particular do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.
A MetSul considera a possibilidade de ser o evento de neve com a maior abrangência geográfica desde 2013, caindo até em lugares em que não nevou há oito anos, podendo a neve inclusive até de acumular.
Leia mais no portal MetSul, parceiro do Metrópoles.