metropoles.com

Frejat e Caiado, de Goiás, querem ligar Entorno e Brasília por VLT

A equipe do ex-secretário de saúde elaborou um plano que aproveita trilhos existentes e prevê transportar pessoas de Luziânia (GO) até o DF

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
1 de 1 - Foto: Divulgação

Ex-secretário de saúde e “buritizável” Jofran Frejat (PR) e o senador e pré-candidato a governador de Goiás Ronaldo Caiado (DEM) formaram aliança mirando a população do Entorno do Distrito Federal. Na semana passada, os dois apresentaram um projeto, na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), para ligar cidades goianas e a capital da República por meio de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).

A ideia de implantar um sistema de transporte de passageiros ferroviário não é nova. A equipe de Jofran Frejat, no entanto, já elaborou um plano que aproveita os trilhos existentes e prevê transportar pessoas de Luziânia (GO), passando por outros municípios, até o Núcleo Bandeirante ou o Guará, com parada em Santa Maria.

Frejat disse ao Metrópoles haver possibilidade de financiamento do projeto, sem custos aos cofres públicos. O republicano ainda faz promessa: o VLT estará no plano de governo e, caso seja eleito, assim como seu parceiro político, sairá, finalmente, do papel. “Foi feita opção pelo transporte rodoviário quando o ferroviário é mais barato, fácil de lidar e transporta mais gente”, defendeu.

Frejat e Caiado alimentam afinidades: além de se conhecerem dos corredores do Congresso Nacional quando ambos eram deputado federal, os dois são médicos. A união foi costurada por correligionários, como o deputado federal Alberto Fraga (DEM), do mesmo partido de Caiado, e o ex-prefeito de Cristalina (GO) Luiz Carlos Attié.

Assim como Frejat tentará evitar a reeleição de Rodrigo Rollemberg (PSB) no Distrito Federal, Caiado deve enfrentar o atual governador de Goiás, José Eliton (PSDB), nas urnas. Eliton é pupilo de Marconi Perillo (PSDB), ex-governador que deixou o cargo para disputar o Senado.

Politicamente, a chamada Região Integrada de Desenvolvimento (Ride) é cobiçada porque a soma das Regiões Administrativas do Distrito Federal e as cidades goianas e mineiras do Entorno chega a 4,4 milhões de habitantes. O número deve crescer ainda mais porque no último dia 22 o Senado Federal aprovou a inclusão de mais 12 municípios na Ride.

Para Brasília, moradores das cidades vizinhas são força de trabalho. Só em Planaltina de Goiás, 54,9% dos ocupados deslocam-se diariamente rumo à capital do Brasil para trabalhar, segundo pesquisa da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) divulgada em 2016.

Transpequi
A ligação entre Goiás e Brasília por meio de trilhos já virou lenda. A população ainda aguarda o Transpequi, trem de velocidade média (160 km/h), que vai ligar Brasília a Goiânia (GO), previsto para sair do papel até 2020. A viagem de 95 minutos percorrendo os 207 quilômetros que separam as duas capitais, vai sair a R$ 60, preço equivalente ao cobrado pelas empresas de ônibus em linhas executivas. Os dados foram divulgados em estudos de viabilidade técnica, econômica, socioambiental e jurídico-legal pela ANTT.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?