metropoles.com

Fraude bancária: PCDF mira em grupo que desviou R$ 800 mil de contas

Os envolvidos acessavam dados das vítimas, efetivavam transações para incrementar o saldo e transferiam valores a outras contas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/PCDF
Operação-DRCC
1 de 1 Operação-DRCC - Foto: Divulgação/PCDF

A  Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio da Delegacia Especial de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC), deflagrou, na manhã desta segunda-feira (04/05), a Operação Testa de Ferro. Os alvos são suspeitos de transações bancárias fraudulentas. A atuação dos envolvidos resultou em prejuízo de cerca de R$ 800 mil, segundo os investigadores.

A apuração da DRCC é consequência de outras que culminaram na identificação de uma associação criminosa especializada na lavagem de valores obtidos por meio da prática de furto mediante fraude e estelionato.

Segundo informações da PCDF, os envolvidos acessavam a conta bancária das vítimas, efetivavam transações para incrementar o saldo e transferiam valores, seguidamente, a outras contas, para posteriores saques ou simulações de compras. O procedimento ocultava e dissimulava a natureza, origem e localização do dinheiro.

A operação resultou na prisão temporária de duas pessoas e no cumprimento de mandados de busca e apreensão no Riacho Fundo e em Samambaia.

Veja vídeo da operação em Samambaia e no Riacho Fundo:

De acordo com o delegado Giancarlos Zuliani, os investigadores identificaram fraudes bancárias cometidas contra empresas de São Paulo, em 2019. “O dinheiro era furtado das contas das empresas e transferido para as de pessoas em em todo o Brasil. No DF, conseguimos identificar e prender três suspeitos de emprestar suas contas para receber parte desses valores”, explicou.

Ainda de acordo com o delegado, a ação identificou quem eram os recrutadores que viabilizavam os crimes. “Nesta segunda-feira, conseguimos prender dois homens que estão diretamente envolvidos com mais de 30 crimes relacionados a esses furtos. Encontramos e apreendemos com eles farto material, como comprovantes de depósitos, cartões e máquinas usadas nas fraudes”, acrescentou Giancarlos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?