Fotos: superlua é vista no céu de Brasília durante a manhã desta 4ª
Fenômeno astronômico ocorre devido ao momento da trajetória da lua, que encontra-se mais próxima ao planeta Terra, e início da fase cheia
atualizado
Compartilhar notícia
O fenômeno conhecido como Superlua dos Cervos pôde ser visto durante o começo da manhã desta quarta-feira (5/7) no céu de Brasília.
Superlua é o nome dado para luas novas e cheias que acontecem no perigeu, como é chamado o ponto da órbita lunar mais próximo da Terra. Esta é a primeira das quatro superluas previstas para o ano.
Veja as fotos:
“Devido à sua órbita, a distância da lua em relação à Terra varia para mais ou para menos ao longo do mês. Quando ela está mais próxima, chamamos de perigeu. Quando está mais afastada, é o apogeu. A super lua é simplesmente quando ela está na fase cheia e encontra-se nesse estágio de perigeu, ou seja, está mais próxima de nós”, explicou o presidente do Clube de Astronomia de Brasília, Mateus Félix.
Superlua dos Cervos ilumina céu do DF nesta segunda-feira (3/7). Veja curiosidades
O entusiasta destacou que o nome do evento astronômico pode ser explicado devido a uma associação com outros casos que acontecem na Terra. “Nesse caso, [Superlua do Cervo] devem ter associado a algum processo natural relacionado aos cervos. Cada cultura tem uma nomenclatura diferente”, apontou.