metropoles.com

Fotos: superlotado, Hran atende pacientes em antiga sala de espera

A taxa de ocupação de leitos voltados para pacientes com Covid-19 na rede pública do Distrito Federal alcançou o índice de 97% nesta manhã

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Hran superlotação
1 de 1 Hran superlotação - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Devido à superlotação na rede pública de saúde do Distrito Federal, o Hospital Regional da Asa Norte (Hran), nesta segunda-feira (8/3), transformou a antiga sala de espera da emergência em espaço para atender pacientes.

A taxa de ocupação de leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) voltados para pacientes com Covid-19 na rede pública do Distrito Federal alcançou o índice de 97%, nesta manhã, e de 100% durante a madrugada. O dado, atualizado pela última vez às 10h10, foi extraído do sistema InfoSaúde, do Governo do Distrito Federal (GDF).

Até as 10h15 desta segunda, a lista de espera por UTI na rede pública tinha 71 pacientes com suspeita ou confirmação de infecção pelo novo coronavírus. Destes, apenas um está confirmado como pediátrico.

A Secretaria de Saúde respondeu que foram instalados 10 pontos de oxigênio na sala de espera no Hran, no final do ano passado, o que ampliou a capacidade de ofertar 2 para os pacientes Covid-19.

A pasta ressalta que, desde março de 2020, a área não abriga mais a recepção da emergência, que foi transferida para outro local.
Veja imagens do Hran: 
3 imagens
Superlotação no Hran
Procedimento foi realizado no Hran
1 de 3

O Hran transformou antiga sala de espera da emergência em espaço para pacientes

Rafaela Felicciano/Metrópoles
2 de 3

Superlotação no Hran

Rafaela Felicciano/Metrópoles
3 de 3

Procedimento foi realizado no Hran

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Vaquinha para EPIs

Conselho Comunitário da Asa Norte (CCAN), que reúne prefeituras de superquadras da região, organizou uma campanha de financiamento coletivo para ajudar o Hran a comprar equipamentos de proteção individual (EPIs).

A ação tem a meta de arrecadar R$ 10 mil, conforme a página da campanha. A Secretaria de Saúde (SES) informou que não há falta de EPIs na rede pública. “Há em estoque luvas, aventais cirúrgicos, macacões, máscaras cirúrgicas e N95”, assegurou a pasta.

Ainda de acordo com a SES, apenas o estoque de aventais descartáveis está baixo, mas há processo de aquisição em andamento. A secretaria acrescentou que esses itens são substituídos por outros aventais e macacões.

Hospitais de campanha

O governador Ibaneis Rocha (MDB) informou, na manhã desta segunda-feira (8/3), que o GDF liberou R$ 36 milhões para a construção dos três hospitais de campanha, prometidos na semana passada. As novas unidades serão instaladas no Ginásio do Gama, no Ginásio Nilson Nelson e em Santa Maria e, juntas, somarão 300 leitos para o tratamento de pacientes com Covid-19.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?