Fotos: laboratório do DF tem fila enorme com demanda por testes
O Metrópoles passou pela unidade de um laboratório particular localizado na 708/709 Norte e flagrou brasilienses a espera
atualizado
Compartilhar notícia
Depois de suspender a coleta de exames para Covid-19 nesse fim de semana devido a alta demanda na capital federal, o Laboratório Sabin lotou nesta segunda-feira (17/1). O Metrópoles passou pela unidade localizada na 708/709 Norte e flagrou filas.
Covid: DF tem 5.648 novos casos em 24h e taxa de transmissão bate 2,15
Farmácias do DF oferecem testes gratuitos para Covid a partir desta 3ª
De acordo com o laboratório particular, durante o sábado (15/1) e o domingo (16/1), os técnicos e especialistas ficaram focados em concluir resultados dos exames já coletados, para reduzir, assim, o tempo do diagnóstico. A procura vem sendo tão grande que até no site do Sabin há um aviso informando que “os prazos de entrega de resultados poderão sofrer atrasos” por conta do “alto fluxo”.
Confira como estava a unidade do laboratório na Asa Norte:
Com a alta nos casos de Covid no DF e, ainda, de Influenza, pontos de testagem, oferecidos pela Secretaria de Saúde, e laboratórios particulares tem sofrido com o aumento na demanda desde o início do ano.
A flurona, nome dado à contaminação pela Covid-19 e pela Influenza ao mesmo tempo, é outro motivo pelo qual a população vem se preocupando e procurando testar-se mais.
Testagem grátis
Farmácias do Distrito Federal vão oferecer a partir desta terça-feira (18/1) testagem gratuita para a Covid-19. As redes participantes são drogarias Brasil, Colorado, Descontão, Drogacenter, Messias e São Rafael.
Por meio de parceira entre a Fecomércio-DF, o Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos (Sincofarma) e a Secretaria de Saúde, serão disponibilizados 800 mil Testes Rápidos de Antígeno (TR-Ag), em 23 farmácias credenciadas.
Números atualizados
O DF registrou, desde o início da pandemia, 546.900 casos de Covid e 11.128 óbitos, segundo o portal Covid-19. Apenas nas últimas 24h, houve 5.648 novas confirmações da doença na capital.
Nesta segunda a taxa de transmissão também aumentou para 2,15. Significa que, a cada 24 horas, a quantidade de infectados pela doença está mais do que dobrando.
Na sexta o número sofreu uma leve queda após oito altas consecutivas, mas o índice ainda foi considerado alto.
Secretaria de Saúde confirma 530 pessoas infectadas com flurona no DF
Pistas de dança proibidas
Também nesta segunda a coluna Grande Angular noticiou que o governador Ibaneis Rocha (MDB) determinou a ampliação das medidas restritivas diante do aumento de infectados com a Covid-19.
Com exclusividade para o Metrópoles, Ibaneis confirmou que vai inclui a proibição do uso de pistas de dança: “Estamos trabalhando para reduzir a taxa de transmissão”.