Fotos: chuvas fazem dia “virar noite” no Distrito Federal
Em muitos pontos do DF, nuvens carregadas mudaram a paisagem da capital nas primeiras precipitações após longo período de estiagem
atualizado
Compartilhar notícia
Após 119 dias de estiagem, as chuvas retornaram com força máxima no Distrito Federal, na tarde desta segunda-feira (21/9). Entre alagamentos e quedas de energia, em algumas regiões da cidade, em certo momento, por causa das nuvens carregadas, o tempo esteve com características noturnas.
Registros desta segunda:
Problemas
Com o retorno das chuvas, moradores do Lago Sul (QL 9, por exemplo), Lago Norte, de Planaltina e Santa Maria relataram ao Metrópoles falta de luz na região.
Além da queda de energia, outros problemas registrados nesta segunda-feira são os alagamentos, como na Estrada Parque Taguatinga (EPTG).
Calor à vista
Apesar disso, o calor permanecerá intenso nesta segunda. Pela manhã, os termômetros do DF registraram temperatura mínima de 16,3ºC. Mas, à tarde, pode bater os 34ºC.
“Da mesma forma, a umidade continua baixa e pode chegar a 20%, 15%”, afirmou a meteorologista do Inmet Naiane Araújo. Nesta manhã, a umidade relativa do ar chegou à máxima de 70%.
De acordo com Naiane, o calor e a seca devem ser amenizados pela chuva entre terça (22/9) e quinta-feira (24/9). “A temperatura tem tendência de ficar entre 28ºC e 29ºC, e a umidade deve ter os valores mínimos em torno de 40%”, assinalou a especialista.
Contudo, a baixa umidade e as altas temperaturas voltam a exigir cuidados do brasiliense no fim da semana. “Na quinta-feira, volta a dar uma diminuída na chuva, e devemos ter um intervalo de sexta-feira (25/9) até a primeira semana de outubro sem registros de chuva”, acrescenta a meteorologista do Inmet.