Fotógrafa do DF faz ensaios gratuitos para famílias de crianças com deficiência
Ação é fruto da fotógrafa Tayane Campos, que tem filho com deficiência e decidiu registrar a trajetória de outras famílias que vivem o mesmo
atualizado
Compartilhar notícia
A fotógrafa brasiliense Tayane Campos realiza, de forma gratuita, ensaios para famílias de crianças com alguma deficiência. A ação, que recebeu o nome de Projeto Atípico, nasceu, principalmente, depois que o filho de Tayane, Oliver, foi diagnosticado aos 2 anos com mielomeningocele, uma má-formação na coluna que expõe a medula e compromete os movimentos.
A profissional conta que registrou toda a trajetória do filho por meio das suas lentes, mas percebeu que a maioria das famílias de crianças com deficiência não costumavam fazer o mesmo. “Por isso, desenvolvi esse projeto para que mais famílias tenham registrado o quanto nossas crianças são atipicamente típicas, com toda alegria e amor que demonstram todo dia”, destaca Tayane.
“Fiz apenas com duas famílias, para divulgação do projeto, e vou iniciar os ensaios com as famílias que já falaram comigo, no mês que vem. Vou atender, a princípio, quatro famílias por mês, porque quero poder conhecer cada criança e fazer o ensaio com todo o carinho que elas merecem”, cita.
Tayane acredita que a fotografia é uma forma de a criança conhecer a sua história e poder relembrá-la no futuro, além de aumentar a autoestima e autoconfiança. “Às vezes, por conta da rotina exaustiva de médicos e terapias, as famílias acabam deixando esses registros para outro momento, que nunca chega. Ou sequer pensam na possibilidade por receio de olhares que a gente acaba recebendo por conta da deficiência dos nossos filhos”, explica.
“Tenho um sentimento de muito carinho e gratidão por esse projeto. Fico muito feliz de ver a alegria dessas crianças vendo suas fotos, das famílias que estão tendo esse registro, que, em muitos casos, a pessoa nunca chegou a fazer um ensaio profissional para poder registrar de forma espontânea o amor, a alegria dessas crianças”, defende a fotógrafa.
Fotos dos primeiros ensaios do projeto:
Como participar
Qualquer família que tenha uma criança com deficiência e que ainda não tenha sido clicado pelo projeto pode participar. Os interessados devem entrar em contato com a fotógrafa por meio do telefone (61) 99137-9779 ou pelo Instagram @taycamposfotografia.