Forte chuva deixa a EPTG alagada nesta segunda-feira
Nas redes sociais, os brasilienses tentaram levar o registro do alagamento com bom humor. Nenhum acidente foi notificado
atualizado
Compartilhar notícia
A chuva que atingiu o Distrito Federal na tarde desta segunda-feira (20/12) provocou alagamentos em vários pontos do Distrito Federal. Na Estrada Parque Taguatinga (EPTG), na altura do Lúcio Costa, alguns condutores registraram o ocorrido (foto em destaque).
Já nas redes sociais, os brasilienses tentaram levar a situação com bom humor. “Na EPTG, os carros estão como as lanchas, aquaplanando do Guará até o Sudoeste numa tacada só”, escreveu uma internauta.
Na eptg os carros estão como as lanchas, aquaplanando do Guará até o sudoeste numa tacada só
— Marina (@marinamedeiros) December 20, 2021
Apesar da adversidade, o Corpo de Bombeiros confirmou ao Metrópoles que a corporação não foi acionada para socorro ou resgate na região.
Por volta das 15h, as comportas da Barragem do Lago Paranoá foram abertas. A ação foi monitorada pela Defesa Civil e pelo Corpo de Bombeiros.
Segundo o CBMDF, a abertura é necessária para o controle do nível do reservatório devido às chuvas previstas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para os próximos dias. A estimativa é de precipitações intensas, entre 30mm/h e 60mm/h ou 100mm/dia.
O órgão pede que a população “evite as margens do Lago Paranoá abaixo da barragem”. Em caso de emergência, a Defesa Civil orienta ligar para o telefone 193 ou, em caso de risco, para o 199.
Alerta laranja
O Inmet emitiu, nesta segunda-feira, alerta laranja para perigo potencial de chuvas intensas no Distrito Federal. O aviso vale até as 11h desta terça-feira (21/12).
O aviso prevê risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. A temperatura deve variar de 18°C a 27°C. A umidade relativa do ar pode chegar a 95% no fim da tarde. De acordo com o Inmet, a previsão é que o dia fique nublado com possibilidade de pancadas de chuva a qualquer momento.
Orientações para abertura das comportas:
– Fique sempre atento à previsão do tempo;
– Em caso de chuva ou previsão de chuva, evite córregos, rios e cachoeiras;
– Ao ouvir a sirene, desloque-se para o ponto mais alto possível, caso esteja no vale do rio abaixo da represa;
– Caso seja abordado pela equipe de varredura do CBMDF, da Defesa Civil ou da CEB, siga as orientações de segurança;
– Em caso de emergência, de alguém ser levado pelas águas, ficar ilhado ou desaparecido, acione imediatamente o CBMDF e a Defesa Civil; e
– Não tente realizar qualquer procedimento de salvamento, caso não tenha treinamento ou equipamento para isso.