Forças do DF se preparam para jogos mundiais de policiais e bombeiros
O World Police and Fire Games é considerado o 2º maior evento do mundo em número de participantes, ficando atrás apenas dos Jogos Olímpicos
atualizado
Compartilhar notícia
Dedicação ao treinamento e foco na competição. É assim que os atletas da Polícia Civil e da Polícia Militar do DF se preparam para participar dos Jogos Mundiais de Policiais e Bombeiros 2017, evento esportivo que acontecerá na cidade de Los Angeles, Estados Unidos, entre 5 e 16 de agosto.
As duas corporações formaram delegações que vão competir em diversas modalidades. O grupo que vai representar a PCDF é composto por 109 atletas (entre policiais ativos e aposentados) que irão competir nas modalidades de atletismo, crossfit, natação, vôlei, basquete, futebol, tênis, artes marciais, fisiculturismo e dardo.
As maiores equipes são a de atletismo, com 24 atletas, e a de futebol, com 36. No futebol, foram formados dois times, que irão competir na categoria principal e na de maiores de 35 anos. Eles estão treinando no clube da Agepol e já realizaram vários amistosos com as equipes Sub20 do Gama, da PMDF e do Corpo de Bombeiros.Os policiais civis do DF participam da competição desde 2009 e na última edição, em 2015, conquistaram o maior número de medalhas entre as delegações brasileiras, ajudando o Brasil a ficar em 5º lugar no quadro geral dos jogos.
Polícia Militar
Já a delegação da Polícia Militar é formada por 99 atletas. Sendo que 15 vão lutar nas modalidades submission (jiu-jitsu em quimono), caratê, e judô. Um dos representantes na última categoria é o sargento Alan Borges, vice-campeão do Campeonato Latino Americano de Policiais e Bombeiros, na categoria até 81 quilos.
No último dia 17 de junho, as equipes da corporação tiveram um treinamento especial com o militar do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e lutador de MMA Paulo Thiago, que também deve competir no WPFG. De acordo com a PM, “estes serão os primeiros Jogos Mundiais dos atletas mencionados e todos estão muito confiantes em realizar uma boa competição e trazer bons resultados”. Os custos com a participação serão pagos pelos próprios atletas.
O Corpo de Bombeiros Militar do DF, por sua vez, não terá uma delegação oficial nos Jogos. De acordo com a corporação, não há recursos disponíveis para o envio das equipes. Ainda de acordo com o CBMDF, alguns militares em férias ou outros afastamentos regulamentares estão se organizando para participar da competição.
O World Police and Fire Games (WPFG) acontece a cada dois anos e reúne as forças de seguranças de vários países. É considerado o segundo maior evento do mundo em número de participantes, ficando atrás, apenas, dos Jogos Olímpicos. A primeira edição dos jogos aconteceu em 1985, na cidade de San José, na Califórnia. (Colaborou Pedro Alves)