Força-tarefa da PCDF pretende identificar autores de queimadas
Objetivo é identificar e responsabilizar autores dos crimes ambientais de uma forma mais rápida e eficaz
atualizado
Compartilhar notícia
Uma força-tarefa da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) vai investigar os incêndios que atingem a vegetação da capital nas últimas semanas.
Segundo dados disponibilizados pela corporação, o número de registros de incêndios em vegetação entre os meses de julho e setembro de 2024 aumentou 85% em relação ao mesmo período de 2023. Foram contabilizados 24 casos nesses três meses de 2024, comparados aos 13 do mesmo período de 2023.
Ainda houve um aumento de 142% nas perícias da PCDF a incêndios em vegetação neste ano de 2024, quando comparado com a média dos dois anos anteriores.
A iniciativa é parte de uma ação integrada de diversos órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF) no combate aos incêndios florestais.
Com o objetivo de identificar e responsabilizar os autores dos crimes ambientais de uma forma mais rápida e eficaz, a ação institucional também conta com o apoio da Divisão de Operações Aéreas (DOA), das delegacias circunscricionais e da perícia da Seção de Incêndio e Explosão (Sinex), do Instituto de Criminalística (IC/PCDF).
Denuncie e se previna
Atividades suspeitas e que possam gerar incêndios devem ser denunciadas pela população. É fundamental que a comunidade esteja empenhada a coibir práticas ilegais e proteger o meio ambiente.
A PCDF ressalta que a melhor forma de combater os incêndios é com a prevenção. As recomendações são: não jogar lixo em áreas verdes, não fazer fogueiras em locais inadequados e denunciar qualquer atividade suspeita.
Ao identificar focos de fumaça ou pessoas realizando queimadas em áreas proibidas, entre em contato com os órgãos competentes, como o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) ou com a Polícia Militar Ambiental, ou com a PCDF, pelo telefone 197.