metropoles.com

Força-tarefa contra feminicídio pretende abrir nova Casa da Mulher Brasileira

Grupo com mais de 10 instituições vai promover políticas públicas voltadas à prevenção do feminicídio, proteção e acolhimento

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Paulo H. Carvalho/Agência Brasília
Imagem colorida mostra mão feminina, com letra x pintada de vermelho na palma - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra mão feminina, com letra x pintada de vermelho na palma - Metrópoles - Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

O Governo do Distrito Federal (GDF) apresentou, nesta segunda-feira (3/4), 37 ações de curto, médio e longo prazo a serem adotadas para proteção à mulher. As medidas fazem parte da força-tarefa de combate ao feminicídio no DF.

O grupo foi instituído em fevereiro com o objetivo de unir órgãos da segurança pública, justiça, educação e assistência social para propor e estabelecer políticas públicas para as mulheres.  Entre as medidas, a construção de novas Casas da Mulher Brasileira e a rede inédita de atendimento especializado na saúde para pessoas expostas à violência.

A força-tarefa também definiu como meta a regulamentação de leis aos órfãos do feminicídio, bem como a regulamentação do aluguel social para vítimas de violência doméstica. Outra ação é ampliar a rede de apoio jurídico e fortalecer o atendimento socioassistencial.

Força-tarefa 

Ao todo, nove secretarias do governo, Defensoria Pública do DF e a Companhia Energética de Brasília (CEB) compõem o grupo, inicialmente. Entre as pastas, estão, por exemplo, a Secretaria da Mulher, Secretaria de Justiça e Cidadania, Secretaria de Saúde e Secretaria de Educação.

Outras quatro instituições foram convidadas: Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT); Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT); Câmara Legislativa; e Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção do Distrito Federal (OAB/DF).

Órgãos e entidades têm um prazo de 45 dias para finalizar o relatório da força-tarefa e apresentar as medidas a serem implementadas. O documento de criação ressalta que as atividades desenvolvidas pelos membros da força-tarefa “são consideradas prestação de serviço público relevante e não ensejam qualquer tipo de remuneração”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?