metropoles.com

Força-tarefa avalia impacto da Covid-19 em unidades de saúde do DF

Segundo MPDFT, UTIs têm conseguido operar sem sobrecarga. Porém, atendimento segue crescendo nos setores de enfermaria e pronto-socorro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Hospital de Base
1 de 1 Hospital de Base - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Com o avanço da vacinação, as unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) dos hospitais do Distrito Federal têm conseguido funcionar sem sobrecarga. Porém, a procura por atendimento para tratar a Covid-19 no caso de sintomas leves e das sequelas causadas pela doença segue crescendo nos setores de enfermaria e pronto-socorro.

Segundo a força-tarefa criada pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) para fiscalizar ações de combate à pandemia, o crescente número de infectados pela variante Delta preocupa. Nas últimas 24 horas, o Distrito Federal registrou 762 novos casos da doença.

O grupo apresentou os resultados de inspeções em unidades de saúde da capital. Além da variante, outro aspecto alarmante é a baixa procura pela segunda dose e a dose de reforço. De acordo com o Ministério Público, a diminuição de internações em UTIs é reflexo da vacinação.

“Hoje, mais de 50% dos óbitos e casos graves são de pessoas que não se vacinaram ou não completaram o ciclo vacinal com as duas doses”, enfatizou o coordenador da força-tarefa, procurador de Justiça Eduardo Sabo.

O órgão defende a necessidade de acionar a Secretaria de Saúde (SES) para avaliar as medidas adotadas diante do aumento de infectados que buscam os atendimentos de urgência e emergência. Além disso, deve questionar o GDF sobre as ações para incentivar a população a completar o ciclo vacinal e procurar a dose de reforço.

Impactos econômicos

A força-tarefa também avaliou os impactos da pandemia no setor econômico. Os representantes falaram sobre o aumento expressivo nos pedidos de falência e recuperação judicial de empresas da capital.

A importância da preservação das empresas em prol do interesse público e outros temas relativos aos impactos da pandemia estão sendo debatidos em evento que vai até esta sexta-feira (15/10). O webinário tem transmissão ao vivo e não é necessário fazer inscrição. (Com informações do MPDFT)

(*) Daniela Santos é estagiária do Programa Mentor, sob supervisão da editora Maria Eugênia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?