Força Nacional e efetivo policial reforçado: o 1º teste do DF após o fim da intervenção
Apesar de grande preocupação com evento, clima ao redor do Congresso Nacional era de tranquilidade. Veja como foi feito o esquema
atualizado
Compartilhar notícia
O Distrito Federal passou pelo primeiro grande teste após o fim da intervenção na segurança pública, na quarta-feira (1º/2). Todos os 513 deputados federais eleitos e 81 senadores que vão representar a população brasileira no Congresso Nacional estiveram presentes em Brasília, para a posse dos parlamentares.
Um forte esquema de segurança fez parte das ações do dia, registradas previamente no Protocolo de Ações Integradas (PAI). Toda a Esplanada dos Ministérios contou com reforços policiais, como prevenção a qualquer intercorrência possível no dia em que todos os parlamentares estão nas Casas.
O grande efetivo, que contou, inclusive, com 100% dos policiais da PMDF, segundo a corporação, contrastou com a tranquilidade ao redor do Congresso. Pela tarde, militares aproveitavam sobras das paradas de ônibus e árvores para fugir do calor, já que não houve sinais de preocupação. O acesso a veículos foi proibido, o que gerou apenas alguns pontos de engarrafamento atrás dos anexos. Fora das vias do trânsito, sem registros de manifestações, somente movimentação de pedestres.
Viaturas da Polícia Militar do Distrito Federal, do Corpo de Bombeiros do DF e da Força Nacional cercaram toda a Praça dos Três Poderes. A PM também mobilizou drones e dois helicópteros para sobrevoar o local. As imagens foram observadas no Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob), que recebeu representantes da Polícia Federal, do Supremo Tribunal Federal (STF), Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e de outros órgãos.
O esquema de segurança teve atenção especial em todo o país, principalmente porque a posse é um dos primeiros grandes eventos políticos desde a tentativa de golpe de Estado de 8 de janeiro e o fim da intervenção federal no DF, no último dia 31.
Posse
Os oito deputados federais eleitos pelo DF em 2022 tomaram posse nesta quarta-feira (1º/2), dia em que se iniciam os trabalhos da nova legislatura do Congresso Nacional. Três deles foram reeleitos: Bia Kicis (PL), Erika Kokay (PT) e Julio Cesar Ribeiro (Republicanos). Outros cinco são novatos na Casa: Fred Linhares (Republicanos), Rafael Prudente (MDB), Professor Reginaldo Veras (PV), Alberto Fraga (PL) e Gilvan Máximo (Republicanos).
O Distrito Federal tem uma nova senadora. A ex-ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos Damares Alves (Republicanos) assumiu o cargo no Senado, na vaga que antes era ocupada por Reguffe.