metropoles.com

Foi dada a largada. Conheça os candidatos à OAB/DF e suas principais propostas

Com 40 mil advogados, entidade se prepara para um pleito que movimenta milhões de reais a cada três anos e inclui corpo a corpo político-partidário

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
sede_oabdf-divulgacao1
1 de 1 sede_oabdf-divulgacao1 - Foto: Divulgação

O Distrito Federal é a única unidade da Federação que só realiza eleições de quatro em quatro anos. Em meio a este período, pelo menos uma categoria garante uma disputa quase tão acirrada. Os cerca de 40 mil eleitores da Ordem dos Advogados do Brasil no DF (OAB/DF) irão às urnas em 16 de novembro para eleger o presidente da entidade pelo próximo triênio.

O pleito movimenta alguns dos principais escritórios de advocacia do país e milhões de reais em campanhas. Os dados, entretanto, não são públicos. De acordo com uma orientação nacional da OAB, a obrigatoriedade da prestação de contas das chapas só passará a valer na próxima eleição.

Às vésperas do início oficial da corrida para a presidência da Ordem, o Metrópoles reuniu alguns dos principais temas em debate e entrevistou os três candidatos já anunciados: Délio Lins e Silva, Juliano Costa Couto e Paulo Roque.

Na última eleição, em 2012, mais de 14 mil eleitores conduziram Ibaneis Rocha à presidência da entidade. Hoje, Ibaneis apoia Juliano Costa Couto à sua sucessão e é candidato a uma vaga no Conselho Federal da OAB pela chapa.

Publicamente, os três candidatos adotam um discurso de independência frente a políticos e partidos. Nos bastidores, porém, a disputa por apoio entre parlamentares e membros do Executivo corre a todo vapor. Na rotina de visitas, as idas a gabinetes políticos se intercalam com rondas por escritórios do DF.

Além de representar politicamente os advogados do DF, o grupo vitorioso tem a missão de administrar um total de cerca de R$ 16 milhões em anuidades pagas pelos advogados locais – alvo de diversas disputas de interesse.

As chapas têm até a próxima segunda-feira (19/10) para se inscrever na eleição, que ocorrerá no dia 16 de novembro. Para votar, é preciso que os advogados estejam em dia com o pagamento da anuidade. Inadimplentes têm até este sábado (17/10) para regularizar sua situação, se quiserem participar das eleições de 2015.

Quem é quem

Divulgação
O candidato à presidência da OAB/DF Juliano Costa Couto

Integrante da atual gestão, Juliano Costa Couto foi o primeiro a se registrar oficialmente na disputa, pela chapa Somos Mais Ordem. Nascido no Rio de Janeiro e criado em Brasília, ele é mestre em Direito Constitucional e sócio do Costa Couto Associados, com atuação nas áreas cível, trabalhista, administrativa, eleitoral e tributária.

Costa Couto foi professor universitário por 12 anos e, na última eleição, assumiu o cargo de secretário-geral adjunto da OAB/DF. Desde então, preside a comissão de Honorários da seccional.

O candidato à presidência da OAB/DF Délio Lins e Silva
O candidato à presidência da OAB/DF Délio Lins e Silva

Único brasiliense entre os três, Délio Lins e Silva Junior é professor universitário e mestre em Direito Criminal. Pelo escritório DLS Advogados Associados, atuou em operações como a Caixa de Pandora, Zelotes, Mensalão e Lava Jato.

Herdeiro político do ex-presidente da OAB/DF Francisco Caputo, Lins e Silva foi conselheiro da seccional de 2010 a 2012 e atualmente é candidato pelo Movimento Muda OAB DF.

O candidato à presidência da OAB/DF, Paulo Roque
O candidato à presidência da OAB/DF, Paulo Roque

Terceiro colocado na última eleição e fundador do Movimento OAB Independente, Paulo Roque é mestre em Direito do Consumidor e sócio da Roque Khouri e Advogados Associados S/C.

Sem vínculos com as gestões anteriores, o candidato adota o lema da novidade como marca, associado à promessa de uma campanha de baixo custo, com um orçamento máximo de R$ 65 mil.

O “Metrópoles” reuniu as principais propostas dos candidatos. Confira:

Arte: Joelson Miranda/Metrópoles

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?